Return to search

Proposta de uma metodologia de criação de significados a partir da utilização da linguagem visual em organizações que integram redes de valor.

Resumo: Nesta dissertação investiga-se a possibilidade do uso de uma metodologia de criação de significados a partir da utilização da linguagem visual em organizações que integram redes de valor. Primeiramente, buscou-se identificar na literatura os processos que levam as organizações a criar e gerar significados às suas informações e analisar como a linguagem visual pode contribuir para a criação e geração de significados. A partir desse entendimento é apresentada a facilitação gráfica, metodologia que concatena informações e mensagens visuais como forma para criar e gerar significados para as informações nas organizações. A pesquisa, delineada como bibliográfica, documental e pesquisa-ação, foi aplicada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná, Departamento Regional – SENAI DR, em duas áreas funcionais: SENAI Educação Profissional e Empresas. Durante a realização da pesquisa-ação foi proposta a linguagem visual com o intuito de analisar a possibilidade de sua utilização como elemento para a criação e geração de significados com a utilização da facilitação gráfica, sendo essa aplicada em mapas de processos do SENAI DR, que originaram painéis gráficos referentes às atividades das áreas estudadas. Como resultado observou-se que a utilização da linguagem visual, aliada à facilitação gráfica, pode auxiliar as organizações a criarem contextos interpretados e que de forma simples e direta possibilita a interpretação de informações. A partir desse ambiente interpretado, podem-se gerar novos entendimentos para as informações e, assim, criar novos contextos organizacionais. A metodologia proposta para criar e gerar significados em organizações que integram redes de valor pode ser uma ferramenta facilitadora desse processo, sendo pautada por três etapas: interpretação, seleção e retenção. É colocada em prática pela facilitação gráfica e tem como base o processo de criação de significados em organizações alinhado às características e aos elementos da linguagem visual.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/25893
Date10 October 2012
CreatorsRibeiro, Maxiliano
ContributorsRazzolini Filho, Edelvino, Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0015 seconds