Return to search

Efeito da temperatura e da velocidade do ar na secagem de madeira serrada de Pinus Elliottii

Corpos de prova de pinus elliottii com dimensões de 800mm de comprimento, 25mm de espessura e largura variável, foram submetidas à secagem em estufa piloto nas temperaturas de 50°C, 80°C e 110°C, usando três velocidades de circulação do ar para cada temperatura. Manteve-se em todos os tratamentos a mesma umidade relativa e volume de madeira.
O aumento da temperatura elevou significativamente a taxa de secagem. No âmbito da temperatura de 80°C, o emprego de alta velocidadade do ar como 8,5 m/s trouxeram resultados significativos durante a fase inicial da secagem, enquanto que no âmbito da temperatura de 110°C, qualquer aumento da velocidade do ar foi significativo nesta fase da secagem.
O emprego das temperaturas de 80°C e 110°C, fez surgir na madeira mancha marrom, alguns casos de encanoamentos e empenamentos, além de um escurecimento superficial que demonstrou intensificar-se com o aumento da velocidade do ar nestas temperaturas. No entanto, convém salientar que a não ler pela presença de mancha marrom, os demais defeitos foram removidos com o aplainamento de aproximadamente 1mm. Para remoção da mancha marrom foi necessário remover de 2 mm a 4 mm de uma das faces da madeira.
o consumo de energia obtido com a seca,em l alta temperatura (110°C), demonstrou ser cerca de 30% menor que o consumo obtido com a secagem convencional (80°C e 80°C).
O consumo de energia calculado teóricamente, representou em média 80% do consumo obtido em estufa piloto. Estes resultados são considerados satisfatórios quando comparados com estudos semelhantes desenvolvidos por outros pesquisadores.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/28869
Date19 June 2013
CreatorsSevero, Elias Taylor Durgante
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal, Tomaselli, Ivan
Publisher[s.n.]
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds