Return to search

Revisão taxonômica de Pampassatyrus Hayward, 1953 gen. reval. e descrição de um gênero novo (Lepdidoptera: Nymphalidae, Satyrinae)

Resumo: Satyrinae é uma das onze subfamílias de Nymphalidae, com cerca de 2.500 espécies descritas, distribuídas em 255 gêneros. Apesar de sua ampla distribuição mundial, cerca de 50% dos gêneros ocorrem na região Neotropical. Ainda há muitas controvérsias em relação à classificação das categorias mais baixas de Satyrinae, sendo cada vez mais necessários estudos taxonômicos para entender as delimitações dos gêneros e verificar se suas espécies estão devidamente alocadas. A partir da revisão taxonômica, Pampasatyrus Hayward, 1953 (Lepidoptera: Nymphalidae, Satyrinae, Pronophilini) é revalidado e um novo arranjo taxonômico para o gênero é proposto. Duas espécies novas são descritas, Pampasatyrus sp. n. 1, com ocorrência em São Paulo e Santa Catarina, Brasil, e Pampasatyrus sp. n. 2 de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Brasil. Uma subespécie nova para Pampasatyrus reticulata é descrita para São Paulo, Brasil. São designados o neótipo de Neomaenas reticulata Weymer, 1907 e lectótipos de Epinephele gyrtone Berg, 1877, Epinephele nilesi Weeks, 1902 e Satyrus quies Berg, 1877. Três espécies são transferidas de Pampasatyrus para Gênero A, gen. n. (Euptychiina): Gênero A imbrialis (Weeks, 1901) comb. n. da Bolívia (Cochabamba), Gênero A ocelloides (Schaus, 1902) comb. n., com ocorrência no Paraguai (Hernandarias e Caaguazú) e Brasil (regiões centro-oeste, sul e sudeste) e Gênero A periphas (Godart, [1824]) comb. n., distribuídas desde o sul do Brasil até a região nordeste da Argentina (Buenos Aires). São designados lectótipos de Epinephele imbrialis Weeks, 1901 e de Euptychia ocelloides Schaus, 1902.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/30006
Date06 August 2013
CreatorsTaumaturgo,Thamara Zacca Bispo
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Casagrande, Mirna Martins, Mielke, Olaf Hermann Hendrik, 1941-
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds