Return to search

Identificação e síntese do feromônio sexual dos besouros necrófagos de interesse forense Oxelytrum discicolle e Oxelytrum erythrurum (Coleoptera: Silphidae).

Resumo: Besouros de carniça fazem parte da grande diversidade de insetos coletados em cadáveres. No Brasil, os besouros do gênero Oxelytrum tem grande importância forense na estimativa do intervalo pós-morte (IPM). Análises em cromatografia gasosa dos extratos de aeração obtidos de machos e fêmeas de Oxelytrum discicolle revelaram a presença de dois compostos macho-específicos. Bioensaios mostraram que os voláteis de machos são atrativos para fêmeas juntamente com o odor da fonte alimentar (extrato de uma carcaça). A estrutura química dos compostos foi elucidada através de análise dos espectros de massas e de infravermelho, assim como por análise dos produtos de microderivatizações de hidrogenação catalítica, redução parcial e metiolação. Por meio destas informações, foram propostas como componente majoritário o (Z)-1,8-heptadecadieno e como minoritário o 1-heptadeceno. O componente minoritário foi identificado por coinjeção com padrão comercial, enquanto que uma rota sintética foi desenvolvida para obter o componente majoritário e o produto sintético coeluiu em três diferentes colunas cromatográficas. Bioensaios em olfatômetro em Y mostraram que a mistura dos padrões sintéticos nas mesmas proporções que a encontrada no extrato natural juntamente com a fonte alimentar foram atrativos para as fêmeas. Para a espécie O. erythrurum as análises dos extratos de machos e fêmeas também mostraram a presença de dois compostos macho-específicos, que foram identificados como (Z)-1,10-nonadecadieno (majoritário) e 1-nonadeceno (minoritário). Os resultados contribuem tanto para a compreensão da ecologia química destas espécies como para seu potencial em tornar as estimativas do IPM mais precisas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/32756
Date25 October 2013
CreatorsFockink, Douglas Henrique
ContributorsZarbin, Paulo Henrique Gorgatti, Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Química
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds