Return to search

Uma abordagem de gestão de continuidade e disponibilidade aplicada a serviços de banco de dados / An Approach of Continuity and Availability Management Applied to Database Services (Inglês)

Made available in DSpace on 2019-03-30T00:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Previous issue date: 2017-06-22 / This dissertation is held in the information technology services management environment, with a few ideas of information technology governance, and purposes to implement a hybrid model to manage the services of a database, based on the principles of information technology services management.
It is a hybrid model because utilizes fundamental nuances of services management guides, such as CMMI for Services, COBIT, ISO 20000, ITIL and MPS.BR for Services. The study is focused in a specific incident in a corporation that offers health plans, and this incident is directly connected in the data flow and concurrency control. In the many knowledge topics of information technology service management, the continuity and availability management were chosen as key processes to maintain and improve the data flow and concurrency incidents; with blocking processes and services as the major problem/incident.

Keywords: Availability, Continuity, Services Management, Database. / Este trabalho está situado no ambiente de gestão de serviços de tecnologia de informação, com nuances de banco de dados e alguns aspectos de governança de tecnologia da informação, se propondo a definir um modelo de gestão de continuidade e disponibilidade dos serviços de banco de dados. Este modelo utiliza fundamentos dos principais guias de gestão de serviços, tais como CMMI Para Serviços, COBIT, ISO 20000, ITIL e MPS.BR Para Serviços. As áreas estudadas ¿ disponibilidade e continuidade ¿ foram escolhidas em harmonia pelo fato de mais da metade dos guias utilizados as tratarem dessa maneira: continuidade complementando a disponiblidade. O estudo está focado em um incidente específico em uma organização que oferta planos de saúde, e este incidente está diretamente ligado ao controle do fluxo de concorrência e informação em tal empresa. A abordagem trabalhou tanto no gerenciamento do incidente citado, quanto no seu monitoramento, utilizando recursos não onerosos do sistema de gestão do banco de dados. Na gama de áreas de conhecimentos dos guias e padrões de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação, a continuidade e disponibilidade são pontos chave para o aperfeiçoamento do fluxo no ambiente estudado, levando em conta o frequente incidente de acessos; situações em que serviços e usuários realizam operações que geram bloqueio no banco de dados.

Palavras-chave: Disponibilidade, Continuidade, Gestão de Serviços, Banco de Dados.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.unifor.br:tede/101872
Date22 June 2017
CreatorsPontes, Leonardo Bastos
ContributorsAlbuquerque, Adriano Bessa, Albuquerque, Adriano Bessa, Simão Filho, Marum, Silva, Andreia Rodrigues da
PublisherUniversidade de Fortaleza, Mestrado Em Informática Aplicada, UNIFOR, Brasil, Centro de Ciências Tecnológicas
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR, instname:Universidade de Fortaleza, instacron:UNIFOR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
Relation5443571202788449035, 500, 500, -7645770940771915222

Page generated in 0.0025 seconds