Return to search

Gritos e Sussurros. a Retabilística Barroca em São João de Itaboraí. Contribuição ao Estudo Iconológico dos Retábulos e Imagens da Matriz de São João de Itaboraí - Rj

Made available in DSpace on 2016-08-26T15:18:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_5769_Dissertação Luiz Marcello - pós defesa 17-10-2012.pdf: 15620940 bytes, checksum: 0287b3d3f56dd1411960933f09288432 (MD5)
Previous issue date: 2012-06-25 / O objetivo deste trabalho é analisar histórica e artisticamente o conjunto retabilístico da igreja Matriz de São João de Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro.
Durante a pesquisa, buscou-se investigar a história de Itaboraí e sua relação com a cultura dos séculos XVII ao XIX no Brasil. Diversas considerações foram feitas em relação aos retábulos da matriz, porém, com a ausência de fontes primárias, os desenvolvimentos só puderam ser formulados a partir dos referenciais teóricos de autores como Alvim, Costa, Santos, Smith, Oliveira e das análises tipológicas, formais, estilística e visuais, tendo-se em vista ainda aspectos simbólicos a partir dos estudos iconológicos fundamentados em Cassirer, Panofsky e Wittkower. Detectaram-se elementos do estilo nacional (português) e rococó, constatando-se uma hibridização de estilos artísticos e repetições de elementos decorativos em situações comparativas com outros exemplares contemporâneos ao conjunto.
Os componentes formais e culturais da retabilística barroca em São João de Itaboraí propõem, na sua expressividade, o acesso à mentalidade criativa de uma época; esta, igualmente, solicita nossa compreensão, pela profundidade do seu legado. Em dissonância com a desteatralização do cotidiano Itaboraiense, o objeto estético enseja discernir os seus conteúdos a partir de sua leitura e reavaliação no contexto ao qual pertence, os quais abrem o caminho ao estudo essencial dos caracteres morfológicos e estruturais identificáveis no local com vistas a um reconhecimento pleno e perpetuação do conjunto.
Palavras chaves: Barroco/Retábulo/ Iconologia/ Patrimônio / Itaboraí

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2090
Date25 June 2012
CreatorsRIBEIRO, L. M. G.
ContributorsBEZERRA, A. M. G., SOUZA, M. B. M. E., LOPES, A. S., RIBEIRO, N. P.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds