Return to search

Professores(as) Pomeranos(as): um estudo de caso sobre o Programa de Educação Escolar Pomerana PROEPO desenvolvido em Santa Maria de Jetibá/ES

Made available in DSpace on 2016-08-29T11:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_5625_ADRIANA VIEIRA GUEDES HARTUWIG.pdf: 5219717 bytes, checksum: bfbf8392973e05e41afec1fb9611657e (MD5)
Previous issue date: 2011-11-11 / A pesquisa identifica e analisa o significados das ações políticas e pedagógicas desenvolvidas pelos(as) professores(as) pomeranos(as) do Programa de Educação Escolar Pomerana/Proepo em Santa Maria de Jetibá/ES. Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Cultura Currículo e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Investiga os conceitos de cultura, identidade, parceria, biliguismo, multiculturalismo e interculturalidade à luz de Bauman (2005), Canclini (2007, 2008), Candau (2002, 2005, 2009), Foerste (2005), Fornet-Betancourt (2001), Hall (2006, 2007), McLaren (2000), entre outros. O desenvolvimento do processo investigativo beneficiou-se do estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de gravação em áudio, fotografias, levantamento de atas, projetos e relatórios. A pesquisa permite afirmar que o Proepo é uma iniciativa política e pedagógica de formação continuada de professores(as) pomeranos(as) bilíngües, justamente por se tratar de concretizar o bilinguismo nas escolas. Ao longo do desenvolvimento do Proepo, obtiveram-se conquistas importantes: criação da Comissão Municipal de Políticas Lingüísticas; aprovação da lei municipal de cooficialização da língua pomerana; realização do censo lingüístico. O Proepo é uma experiência de parceria que contribui para questionar a base dos processos formativos atuais, em especial da formação de professores fundamentadas em processos investigativos sobre a cultura pomerana, localizadas em contextos campesinos. O fortalecimento da língua e a valorização da cultura é compreendida pelos(as) professores(as) do Proepo, no município de Santa Maria de Jetibá/ES, como uma necessidade educativa que resgata aspectos históricos e culturais das comunidades pomeranas de municípios no Estado do Espírito Santo, como Domingos Martins, Laranja da Terra, Pancas, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão, com importantes impactos na implementação de políticas culturais públicas locais.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2294
Date11 November 2011
CreatorsHARTUWIG, A. V. G.
ContributorsKONTOPODIS, M., Gerda Margit Schutz Foerste, COCO, V., Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, BARRETO, M. A. S. C., FOERSTE, E.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds