Return to search

Relação entre os estágios do ciclo de vida empresarial na qualidade da informação contábil divulgada nas empresas brasileiras.

Made available in DSpace on 2016-08-29T11:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8675_Dissertação Wando PDF.pdf: 1908289 bytes, checksum: a6bae51f15b78c3d9a9b9b7a32af3fd5 (MD5)
Previous issue date: 2015-05-12 / Resumo da Dissertação: Esta dissertação busca identificar se os diferentes Estágios de Ciclo de Vida (ECVs) afetam a qualidade da informação contábil nas empresas brasileiras. Segundo pesquisas internacionais, os diferentes ECVs influenciam a qualidade da informação contábil. Aqui, foram empregadas as métricas de relevância, tempestividade e conservadorismo, de maneira semelhante às utilizadas por Lopes (2009) para verificar a qualidade da informação contábil. Para identificar os Estágios de Ciclo de Vida, foi utilizada a forma de identificação orgânica elaborada por Dickinson (2011), fundamentada nos sinais dos fluxos de caixa da empresa. A amostra deste trabalho é composta por empresas brasileiras que negociaram ações na BM&FBovespa, no período de 2008 à 2013, sendo excluídas as empresas do setor financeiro. O total de empresas que compõem a amostra é de 330, sendo 1.163 observações para o modelo de relevância, 1.163 para o modelo de tempestividade e 1.167 observações para o modelo de conservadorismo. Para verificar os efeitos dos ECVs na qualidade da informação contábil foram utilizados dados em painel desbalanceado e regressões robustas, com a correção de White, identificando os ECVs através de dummies. Os resultados encontrados indicam que os ECVs afetam a qualidade da informação contábil e que nos estágios de Crescimento e Maturidade as informações contábeis apresentam maior relevância e tempestividade. Não foi possível identificar os efeitos dos diferentes ECVs no conservadorismo, pois as variáveis de interesse não foram estatisticamente significantes.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2776
Date12 May 2015
CreatorsCOSTA, W. B.
ContributorsCOSTA, F. M., BORTOLON, P. M., ALMEIDA, J. E. F.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds