Return to search

Dizer em outro lugar. A constituição da experiência em narrativas contemporâneas.

Made available in DSpace on 2016-08-29T14:11:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9124_Tese - Rafaela Scardino.pdf: 1106385 bytes, checksum: 2fa1feabbef8bdc3c87f55001a63e7c3 (MD5)
Previous issue date: 2015-09-22 / Esta tese busca analisar o deslocamento como forma política de produzir e ler os textos literários contemporâneos, tendo como ponto de partida a obra do escritor argentino Ricardo Piglia, para quem o deslocamento consiste no ato de ir em direção ao outro, fazer com que outro diga a verdade do que [se] sente ou do que aconteceu esse deslocamento, essa mudança funciona como um condensador da experiência. Assim, o deslocamento seria a forma com a qual a literatura, tanto em termos de produção (o processo de escrita), como de circulação, exerceria a oposição a discursos estabelecidos de poder, tanto de dominação estatal quanto cultural, falando sempre a partir das margens, fazendo do entre-lugar seu espaço de circulação. Tais circunstâncias seriam fundamentais para a constituição e a transmissão da experiência, pois é apenas na relação entre sujeitos que ela pode se estabelecer.
Busca-se analisar ainda como o deslocamento e a constituição da experiência são questões fundamentais que participam da organização de diversos temas destacados na obra do autor, além de estabelecer diálogo com outros escritores contemporâneos, quais sejam, Paul Auster, João Gilberto Noll, Edmundo Paz Soldán e Diamela Eltit.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3190
Date22 September 2015
CreatorsPIZZOL, R. S. L.
ContributorsMORAES, A. J. M., GONCALVES, A. B. R., KLINGER, D. I., AMARAL, Sérgio da Fonseca, TREFZGER, F. S. P., NASCIMENTO, J. L.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds