Return to search

O Pensamento Político de Amílcar Cabral:teoria e Prática em Momentos Decisivos na Libertação da Guiné Bissau (1959-1969)

Made available in DSpace on 2016-08-29T14:12:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_4769_.pdf: 880905 bytes, checksum: fd675c74e63809765f710992ea9b1d2e (MD5)
Previous issue date: 2012-06-01 / Esta dissertação de Mestrado intitulada O pensamento político de Amílcar Cabral: teoria e prática, em momentos decisivos na libertação da Guiné-Bissau (1959-1969) tem como tema o processo de libertação da Guiné Bissau e Cabo Verde sob a liderança de Amílcar Cabral. Seu objetivo é apresentar o modo como Amílcar Cabral emergiu, impondo suas próprias ideias de libertação aos guineenses e cabo-verdianos, de uma luta única de independência dos dois povos distintos, com o objetivo de constituir uma só nação após a libertação.
Analisamos a construção de sua trajetória nacionalista, no período de 1959 a 1969, com base nos escritos dele e sobre ele, expondo e discutindo o contexto das suas ideias, com o destaque de dois elementos centrais do seu pensamento político, unidade e luta, e seus
planos revolucionários. Podemos verificar, a partir também de depoimentos confrontados com as informações oficiais e estudos recentes, que toda sua trajetória no seio do nacionalismo guineense foi marcada de hostilidades e dificuldades, derivadas de
contradições intrínsecas que caracterizavam o seu projeto.
Finalmente, constatou-se que o projeto tinha pouca possibilidade política de dar certo para o seu tempo, na medida em que se verificou que, em todas as etapas de seu transcurso, os problemas relativos a essas contradições foram contornados mais em virtude do seu deslocamento do que sua resolução. E, muitas vezes, isso se deu mais em função dos fatores conjunturais externos do que internos.
Palavras-chave: Amílcar Cabral, Cabo Verde, Guiné, Unidade, Libertação, Luta. mais em função dos fatores conjunturais externos do que internos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3480
Date01 June 2012
CreatorsNDJAI, T.
ContributorsEdgar Schneider, SANTOS, F. M., GIL, Antonio C. A., CAMPOS, A. P.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em História, Programa de Pós-Graduação em História, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds