Return to search

A aposição nos gêneros editorial e artigo de opinião:um enfoque funcionalista da liguagem

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_5065_Dissertação - GESIENY LAURETT NEVES DAMASCENO20130828-104301.pdf: 934572 bytes, checksum: 241acbcf37e1f7216c1ea8d6586bd4a1 (MD5)
Previous issue date: 2011-03-29 / Objetivou-se, nesta pesquisa, investigar as correlações existentes entre as construções apositivas e os propósitos comunicativos dos gêneros editorial e artigo de opinião. O presente estudo desenvolveu-se no intuito de dar comprovação à hipótese de que os aspectos formais, semânticos e discursivos das construções apositivas estão estritamente relacionados com os propósitos sociocomunicativos dos gêneros selecionados. Quanto ao corpus da pesquisa, foram analisadas 85 (oitenta e cinco) ocorrências de aposição nos gêneros editorial e artigo de opinião, veiculados na revista Veja e nos jornais Folha de S. Paulo e A Gazeta. Como aporte teórico para as discussões aqui propostas, elegemos os preceitos do funcionalismo linguístico, por ser esta uma corrente linguística que se preocupa em estudar a relação entre a estrutura gramatical das línguas e os diferentes contextos comunicativos em que elas são usadas. A partir das análises feitas quanto à frequência de determinadas formas sintáticas, relações semânticas e funções textual-discursivas, concluímos a pesquisa inferindo que as construções apositivas contribuem de maneira significativa para o cumprimento dos propósitos comunicativos dos gêneros editorial e artigo de opinião.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3741
Date29 March 2011
CreatorsDAMASCENO, G. L. N.
ContributorsSMARSARO, A. D., OLIMPIO, H. O., AZEREDO, J. C., ROCHA, L. H. P.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Estudos Linguísticos, Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds