Return to search

A SUSTENTABILIDADE COM A RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE CACOS E CASQUEIROS PROVENIENTES DE MÁRMORE E GRANITO".

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8451_BERNARDI, V F completo.pdf: 1629070 bytes, checksum: 075eff6e27a0984bcf88664768396f60 (MD5)
Previous issue date: 2014-12-11 / O objetivo da presente pesquisa foi avaliar como que o processo de recuperação e valorização de resíduos contribui para a sustentabilidade coorporativa. Para tanto foi avaliada a gestão sustentável de cacos e casqueiros da indústria de beneficiamento de mármore e granito. As principais contribuições do trabalho foram a seleção de indicadores de sustentabilidade com base conhecimento científico já produzido e a avaliação da sustentabilidade na recuperação e valorização de resíduos, nesta pesquisa cacos e casqueiros oriundos de mármore e granito, por meio dos indicadores selecionados na primeira parte do estudo. Metodologicamente foi feita uma pesquisa bibliométrica da produção científica sobre indicadores de sustentabilidade, que enfocou a gestão de resíduos para definir o instrumental de avaliação da sustentabilidade na gestão de resíduos de mármore e granito. Na sequência foi implementado um diagnóstico da geração de cacos e casqueiros compilando-se informações primárias sobre o manejo desses resíduos e aplicados os indicadores selecionados na pesquisa bibliométrica para avaliar os reflexos da recuperação e valorização de cacos e casqueiros na sustentabilidade da indústria de mármore e granito. Foram utilizadas quatro empresas na pesquisa primária, duas serrarias (S1 e S2) e duas marmorarias (M1 e M2). Esta pesquisa fornece informações relevantes sobre a produção científica acerca do tema avaliação da sustentabilidade, sistematizando dados importantes na gestão de resíduos e os impactos da recuperação e valorização de cacos e casqueiros nas empresas do setor de mármore e granito.

Palavras-chave: sustentabilidade, avaliação da sustentabilidade, indicadores, gestão de resíduos, mármore e granito, pesquisa bibliométrica, cacos e casqueiros.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/4014
Date11 December 2014
CreatorsBERNARDI, V. F.
ContributorsCARNEIRO, T. C. J., SIMAN, R. R., SILVA FILHO, A. B.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Engenharia e Desenv. Sustentável, Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds