Return to search

Análise de um Filtro Ativo em Paralelo com Cicloconversores e Filtro Passivo

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:32:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_2554_DissertacaoMestradoCelioGeraldoFerreira.pdf: 6695270 bytes, checksum: c462f5242a95d9403a63ca937bdb6a0e (MD5)
Previous issue date: 2008-03-25 / Cargas não lineares, tais como cicloconversores aplicados em laminadores, são freqüentemente utilizadas em indústrias siderúrgicas. A utilização de cargas desta natureza pode resultar em problemas de qualidade para o sistema elétrico, uma vez que geram correntes harmônicas que fluem pelo sistema de distribuição de energia da planta, caso não sejam adequadamente tratadas, causando distorção da tensão.
Para melhorar a qualidade de energia da rede, filtros passivos são normalmente utilizados. No entanto, o sistema de filtragem passiva pode apresentar problemas no seu desempenho, principalmente quando considerada a expansão da planta ou alterações na sua forma de operação.
Estes problemas no sistema de filtragem passiva podem ser aliviados pela combinação de filtros passivos e ativos, através de uma operação coordenada entre eles. Assim, para as freqüências harmônicas geradas pelos cicloconversores, parte destas componentes pode ser absorvida pelo filtro ativo e outra parte pelo filtro passivo. Esta combinação provê uma melhor compensação para a larga faixa de freqüências harmônicas geradas pelos cicloconversores.
Este trabalho analisa um sistema real de distribuição de energia de um laminador siderúrgico, nas atuais condições de operação e em um panorama de expansão. Foi implementado um modelo de simulação digital envolvendo um filtro ativo em paralelo com filtros passivos, inseridos no sistema de alimentação de energia dos cicloconversores. Seguiu-se um estudo sobre o uso combinado de filtros passivos e ativos, para verificar a operação coordenada destes para a efetiva compensação harmônica do sistema e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade da energia elétrica do sistema elétrico da planta.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/4058
Date25 March 2008
CreatorsFERREIRA, C. G.
ContributorsSOUSA, G. C. D., Aragão Filho, W. C. P., ROCHA, J. E., SIMONETTI, D. S. L.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds