Return to search

Sensor Isotrópico para Medição de Campo Elétrico

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:32:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_2733_DissertacaoMestradoThomasRodriguesBotelho.pdf: 16335854 bytes, checksum: 4ad162aba238edaa852506a4050bfe3a (MD5)
Previous issue date: 2008-04-25 / O aumento das comunicações sem fio, principalmente telefonia celular, acarretando um aumento do número de Estações Rádio-Base (ERB) próximas à residências e/ou áreas densamente povoadas, gerou no mundo inteiro preocupação sobre os efeitos da radiação não ionizante nos seres humanos. Tal preocupação, e estudos nesta área levaram a criação de uma regulamentação para limites de exposição a campos eletromagnéticos na faixa de rádio-freqüência pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A resolução 303/2002 traz toda a regulamentação como limites de intensidade de campo, métodos de medições, etc. para que possa haver uma precaução contra possíveis futuros danos à saúde humana.
A regulamentação com os limites de intensidade de campo é baseada na utilização de medidores de intensidade de campo calibrados por laboratórios acreditados junto a Anatel. Assim, como não havia tecnologia nacional para a construção de tais medidores, esta dissertação se propõe em parceria com o CPqD apresentar novas formas de construção do sensor de rádiofreqüência com técnicas de filme espesso, visando um baixo custo com o objetivo de difundir a fiscalização dos níveis de radiação não ionizante. Portanto essa dissertação apresenta o desenvolvimento desse sensor e eletrônica associada ao mesmo, além dos resultados obtidos em testes práticos e através de simulações usando o método dos elementos finitos mostrando que o mesmo funciona como o esperado.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/4061
Date25 April 2008
CreatorsBOTELHO, T. R.
ContributorsSegatto, M. E. V., FIGUEROA, H. E. H., FRASSON, A. M. F.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0032 seconds