Return to search

ESTUDO de Óleos Essenciais Extraidos de Plantas Medicinais, no Controle do Fungo Colletotrichum Gloeosporioides Causador da Doença Antracnose no Mamão.

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_2675_dissertacao_wilson_parte_1.pdf: 106478 bytes, checksum: 8988fdd8202e0c8e8ae8ae73e67e9f6c (MD5)
Previous issue date: 2005-06-07 / RESUMO

O Brasil é o maior produtor de mamão do mundo, sendo o Espírito Santo o segundo maior produtor, primeiro em produtividade e maior exportador do país. O cultivo do mamão é de grande importância social e econômica, por gerar empregos, fixando o homem no campo, por viabilizar muitas propriedades economicamente, além de gerar riqueza ao país. As doenças do mamoeiro trazem perdas econômicas, seja com a queda de produtividade ainda nas lavouras, seja na aceitação do produto pelo mercado consumidor. Dentre as principais doenças em pós-colheita destaca-se a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides. Considerando o problema de resíduos de agrotóxicos nos frutos, torna-se importante à investigação de métodos alternativos de controle, com destaque para aqueles que não causem impactos ambientais e não comprometam a saúde dos consumidores. Estudos têm sido realizados com uso de plantas medicinais na agricultura sustentável ou alternativa. Neste trabalho propôs-se estudar quatro espécies de plantas medicinais: Lippia Alba (erva-cidreira) Cymbopogon citratus (capim-limão) Cymbopogon nardus (capim-citronela) e Aloysia triphylla (Cidrão). Essas plantas foram cultivadas em dois ambientes distintos, um com adubação e demais tratos culturais e outro em que as plantas foram cultivadas naturalmente sem intervenção humana. Extraiu-se, através de destilação por arraste de vapor, os óleos essenciais das folhas destas plantas, em diferentes meses. Através da técnica de cromatografia gasosa identificou-se os principais constituintes químicos. As plantas L. alba, C. citratus e A. triphylla apresentaram o monoterpeno citral como o principal constituinte do seus óleos essenciais, já o C. nardus apresentou como principal constituinte o monoterpeno citronelal. Para a avaliação da atividade fungitóxica os óleos essenciais destas plantas foram realizados testes in vitro de inibição do crescimento micelial e da germinação de conídios de C. gloeosporioides. Todos os óleos essenciais extraídos demonstraram potencial fungitóxico, pois inibiram com eficiência o crescimento micelial e a germinação de conídios do fungo. Dos meses em que foram feitas extrações dos óleos essenciais, destaca-se o mês de junho, por ter sido o mês em que todas as plantas forneceram maiores quantidades de óleos. A adubação e outros tratos culturais não aumentaram a produção de óleos essenciais, quando comparado as plantas cultivadas naturalmente. Dentre as quatro plantas estudadas, a C. nardus, apresentou um maior percentual no rendimento de óleo essencial em todos os meses em que foi coletada, sendo, portanto, indicada a ser cultivada objetivando a extração de compostos terpênicos para o controle da antracnose.

Palavras-chave: doenças fúngicas, controle alternativo, plantas medicinais, óleos essenciais, monoterpeno, ambiente de cultivo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/4382
Date07 June 2005
CreatorsWILSON S.FERREIRA
ContributorsFERNANDES, P. M. B., JOSE MAURO DE S.BALBINO, SCHMILDT, E. R., SANTOS, R. B.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, MESTRADO EM BIOLOGIA VEGETAL, Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds