Return to search

OCORRÊNCIA E SUSCETIBILIDADE in vitro A TERBINAFINA, CICLOPIROX, CETOCONAZOL E ITRACONAZOL, COM ÊNFASE NA COMBINAÇÃO ENTRE AS DROGAS ANTIFÚNGICAS DE AGENTES DE ONICOMICOSE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:34:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_5034_.pdf: 1434573 bytes, checksum: 541d145b0de0cddf3c504221c143b8ee (MD5)
Previous issue date: 2011-08-10 / As onicomicoses, infecções fúngicas de unhas, são causadas por fungos filamentosos dermatófitos e não-dermatófitos e leveduras e representam as micoses superficiais mais difíceis de serem diagnosticadas e tratadas. O tratamento é através do uso tópico e/ou oral com drogas antifúngicas e pode ainda envolver a remoção da unha,.. O uso de agentes tópicos concomitante à terapia sistêmica leva à melhores resultados clínicos e micológicos. A eficácia da associação medicamentosa pode estar associada à ação complementar entre as drogas, envolvendo diferentes níveis de penetração ungueal e, dependendo dos antifúngicos, de diferentes alvos de ação na célula fúngica. O objetivo do presente estudo consistiu em estabelecer a ocorrência de fungos filamentosos na etiologia das onicomicoses e a suscetibilidade in vitro destes às drogas terbinafina, ciclopirox olamina, cetoconazol e itraconazol, conforme o documento M38-A2 (2002) do CLSI. Foi tambem avaliada a combinação entre estas drogas antifúngicas através do cálculo do índice fracionário de concentração inibitória (IFCI). Nossos resultados demonstraram que prevalência das onicomicoses, no período de janeiro de 2009 a abril de 2011, foi de 50% dentre as dermatomicoses. A maioria dos isolados (77%) foi obtido de pacientes do sexo feminino e o local de maior acometimento foram as unhas dos pés para ambos os sexos. As unhas das mãos foram mais acometidas por leveduras e as unhas dos pés, por fungos filamentosos. Em geral, os gêneros de fungos filamentosos mais predominantes na etiologia das onicomicoses foram Trichophyton spp (21,7%), Fusarium spp. (11,2%) e Scytalidium spp.(8,4%). Para fungos filamentosos, os testes de suscetibilidade in vitro mostraram que isolados de dermatófitos foram mais sensíveis que isolados do grupo não-dermatófitos. Entre os não-dermatófitos, Fusarium spp. foi menos inibido que Scytalidium spp., que por sua vez, foi menos inibido que o dermatófito Trichophyton spp. Dentre as combinações testadas não houve nenhum efeito antagônico e,, com exceção daquela entre itraconazol e cetoconazol, as demais apresentaram efeito sinérgico sobre algum isolado. A combinação entre drogas apresentou maiores índices de sinergismo para o gênero Scytalidium spp. O melhor resultado para este gênero foi tambem obtido pela combinação itraconazol e terbinafina.
Palavras-chave: onicomicoses, dermatófitos, não-dermatófitos, teste de suscetibilidade, combinação de drogas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/4537
Date10 August 2011
CreatorsHOFFMANN, A.
ContributorsSANTOS, D. A., PALACI, M., Ribeiro, MA
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Doenças Infecciosas, Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds