Return to search

Propriedades da madeira de eucalipto para a produção de madeira serrada

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:37:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_7379_Dissertação Frederico José Nistal França.pdf: 1211279 bytes, checksum: 728586af865814f4ca478f6080f279e2 (MD5)
Previous issue date: 2014-02-20 / FRANÇA, Frederico José Nistal. Propriedades da madeira de eucalipto para a produção de madeira serrada. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro ES. Orientadora: Dra. Graziela Baptista Vidaurre. Coorientadores: Dr. José Tarcísio da Silva Oliveira e Dr. Leif Nutto.

O objetivo geral deste trabalho foi avaliaras características das árvores e das propriedades da madeira de clones do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, aos 13 anos de idade,buscando auxiliar na seleção de material genético para produção de madeira serrada. Foram avaliados: tamanho da copa, diâmetro à altura do peito (DAP) e tensões de crescimento por meio das deformações residuais longitudinais (DRL) nas direções norte e sul dos fustes das árvores de 20 diferentes clones. Houve diferença significativa entre clones pelo teste de Scott-Knott (p=0,05) nos três parâmetros analisados. Ocorreram variações da DRL entre as direções Norte e Sul, sendo mais acentuada na posição norte.ADRL não apresentou correlação significativa(p=0,3885) com o DAP.Foram escolhidossete clones que apresentaram as melhores características (maior DAP e menor DRL), sendo analisado o índice de rachaduras de topo de toras e de extremidade de tábuas verdes e secas ao ar. Foi analisado o grau de intercruzamento da grã pelos métodos de maior desvio angular (MAD) e índice de grã intercruzada (IGI). Fora também analisados propriedades físicas (densidade básica e retratibilidade) e propriedades mecânicas (compressão paralela às fibras, flexão estática e dureza Janka). As rachaduras de topo de toras e de tábuas apresentaram baixa correlação com a DRL. Houve maior correlaçãoentre os índice de grã intercruzada com os índices de rachaduras, levando a perceber que o entrelaçamento da grã reduz os índices de rachaduras.

Palavras-chave: Propriedades tecnológicas. Produtos sólidos. Eucalyptus.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/5024
Date20 February 2014
CreatorsFRANCA, F. J. N.
ContributorsNUTTO, L., OLIVEIRA, J. T. S., AGUIAR, A. M., BATISTA, D. C., VIDAURRE, G. B.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds