Return to search

Estudo da Eficiência da Eletrocoagulação Aplicada a Efluente da Produção de Bebidas Não Gaseificadas e Não Alcoólicas

Made available in DSpace on 2018-08-01T21:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10234_Dissertac a o Fernando Fogac a.pdf: 1885054 bytes, checksum: 330d0f1f3d296b8a77370c64f70b25e8 (MD5)
Previous issue date: 2016-08-30 / O presente trabalho teve como principal objetivo estudar uma rota de tratamento para o efluente da produção de bebidas não alcoólicas e não gaseificadas, com uma etapa de eletrocoagulação. Como parâmetros analíticos foram monitorados condutividade, pH, temperatura, DQO e turbidez. Outros parâmetros como densidade de corrente e densidade de carga foram avaliados para otimização dos processos. Foram testados os processos de tratamento: Eletrocoagulação, Eletrocoagulação seguida de Fenton, Eletrofenton e Eletrocoagulação seguida de Fotofenton Solar. O efluente de estudo era proveniente de uma empresa situada no Espírito Santo, que é fabricante de sucos prontos para beber, chás e isotônicos. As características do efluente, tais como a heterogeneidade, a alta concentração de DQO e sua elevada acidez, representam os maiores desafios para o tratamento.
As amostras foram coletadas e enviadas ao LQA na UFES para os ensaios de tratamento e posterior análise dos parâmetros físico-químicos. A eletrocoagulação não mostrou rendimento suficiente para ser utilizada como única rotina de tratamento para este efluente, o que fez ser necessária a utilização do reagente fenton em três diferentes processos. O eletrofenton apresentou bons resultados, da ordem de 40% de remoção de DQO, mas o processo mais eficiente foi a eletrocoagulação seguida de fenton com remoções de até 60%. A eletrocoagulação seguida de fotofenton solar foi uma técnica promissora, mas precisa ser otimizada.
Com o resultado desta pesquisa foi possível observar que há a viabilidade se aplicar a rota de eletrocoagulação seguida de fenton para o tratamento do efluente de bebidas não alcoólicas e não gaseificadas, desde que se adeque a aparelhagem para a realidade industrial.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7330
Date30 August 2016
CreatorsFOGACA, F. C.
ContributorsBARTHUS, R. C., Raquel Machado Borges, JESUS, H. C.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Química, Programa de Pós-Graduação em Química, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds