Return to search

Estudos Computacionais do Modelo de Mucina 2 e Sua Interação Com Quitosanas Tioladas: uma Nova Estratégia para o Estudo da Mucoadesão e Retenção de Fármacos

Made available in DSpace on 2018-08-01T21:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_12266_Cleverton Oliveira Cavalcanti da Silveira.pdf: 4153296 bytes, checksum: 73bbe4bec7871126b277c19bd8153bb7 (MD5)
Previous issue date: 2018-03-15 / Quitosanas têm despertado interesse como excipiente mucoadesivo que aumenta o tempo de residência de fármacos junto às mucosas. A interação com a mucina 2 ao longo do intestino determina o grau de mucoadesão, potencializada com a inserção de substituintes tiolados em sua estrutura. Estudou-se as interações entre a glicoproteína mucina 2 e quitosanas tioladas, ranqueando-as a partir da energia livre de interação complexo receptor-ligante. A ausência de trabalhos in silico no estudo da mucoadesão, e possível desenvolvimento de uma metodologia para esse fim, motivou a investigação realizada a partir do desenvolvimento de um modelo de mucina 2 por modelagem comparativa e threading, dinâmica molecular, docking e MMPBSA. Quando se considerou as interações não ligadas, o ligante N-acetil-cisteína-quitosana (AC-Qui) se equiparou em termos de energia livre de ligação ao hexâmero N-tiobutil-amidina-quitosana (TBA-Qui). A quitosana (Qui) apresentou o segundo melhor ΔG(ligação). Esses resultados mostraram que o grau de mucoadesão das quitosanas tioladas assumiu ordem diversa, quando se consideraram apenas as interações não ligadas, diferente dos resultados experimentais que não permitem uma especificação da natureza da interação envolvida no processo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7352
Date15 March 2018
CreatorsSILVEIRA, C. O. C.
ContributorsGRECO, S. J., OLIVEIRA, O. V., SILVA FILHO, E. A.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Química, Programa de Pós-Graduação em Química, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds