Return to search

Modelo para análise de tensões principais biaxiais e triaxiais em materiais ortotrópicos através de medidas de difração de raios-x.

Made available in DSpace on 2018-08-01T21:59:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_4564_.pdf: 618050 bytes, checksum: 602ed4befed443703ee89ffdcc1d9469 (MD5)
Previous issue date: 2010-07-08 / Este trabalho teve o objetivo de desenvolver expressões para o cálculo das tensões principais biaxial e triaxial em materiais policristalinos anisotrópicos. Com as equações proposta foi possível determinar constantes elásticas usando a Teoria da Elasticidade dos Meios Contínuos para pequenas deformações. A relação constitutiva entre deformação e tensão foi considerada ortotrópica, obedecendo a lei de Hooke generalizada. Uma das técnicas que podem ser aplicada na obtenção das tensões e das constantes elásticas é a difração de raios X, pois as condições experimentais são análogas as hipóteses do modelo, ou seja, medem pequenas deformações em comparação as dimensões da amostra e a ordem de grandeza das tensões envolvidas
está no regime elástico. Sendo assim, baseado nas equações obtidas, foi possível usar a técnica de sin2 ψ de difração de raios X para materiais com textura e anisotrópicos, fazendo, em primeiro lugar, uma caracterização da textura através das figuras de pólos para definir os possíveis ângulos ψ que podem ser usados na equação. Em seguida, determinou-se a deformação para cada pico de difração com os ângulos ψ obtidos com as figuras de pólo. Conhecendo as constantes elásticas do material, pode-se usar a equação no cálculo da tensão residual em um material. É apresentado um teste da coerência das equações obtidas comparando com as equações existentes na literatura para materiais isotrópicos e aplicando o modelo para tensão principal biaxial junto com os dados experimentais do trabalho de D. Faurie e colaboradores possibilitou encontrar e comparar as constantes elásticas do nosso modelo com o trabalho citado.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7398
Date08 July 2010
CreatorsSANTOS, E. M.
ContributorsJ. C. Fabris, SANTOS, M. A., ROSSI, J. L., GARCIA, F., BELICH JUNIOR, H., MACEDO, M. C. S., ORLANDO, M. T. D.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Física, Programa de Pós-Graduação em Física, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds