Return to search

Biologia de Liriomyza sativae Blanchard, 1938 (Diptera: Agromyzidae) em tomateiros submetidos à aplicação de silício

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9649_Adamastor Barros.pdf: 2298034 bytes, checksum: 10afe09b9791a6ff56926a18269f9c20 (MD5)
Previous issue date: 2016-07-29 / O tomateiro é sensível ao ataque da mosca-minadora, Liriomyza sativae. As injúrias provocadas pela mosca-minadora comprometem a sanidade do vegetal, uma vez que, tanto as puncturas para alimentação quanto as galerias confeccionadas pelas larvas favorecem a entrada de patógenos, além de reduzir a área fotossintética. O uso de silício na cultura do tomateiro pode ser um excelente aliado no manejo de L. sativae, podendo reduzir e até dispensar o uso de inseticidas sintéticos que provocam desequilíbrios ambientais, entre os quais, morte de insetos benéficos, polinizadores, predadores e parasitoides. Portanto objetivou-se analisar a biologia e o comportamento de L. sativae em tomateiros submetidos à aplicação de silício. Os tratamentos foram com silicato de potássio e dióxido de silício, em duas formas de aplicação, foliar e drench. Aplicou-se nos tomateiros as fontes de silício, 24 horas após, realizou-se os ensaios. No ensaio de biologia analisou-se a duração e viabilidade das fases imaturas, a razão sexual, longevidade e a sobrevivência dos adultos. Já no ensaio de livre escolha avaliou-se o comportamento alimentar e reprodutivo das fêmeas. No ensaio de tabela de vida e fertilidade, ovos e larvas de duas gerações de L. sativae foram desenvolvidos em tomateiros submetidos à aplicação de silício, e avaliou-se os a prole F1. Com os dados biológicos confeccionou-se as Tabelas de Vida de Fertilidade (TVF) e calculou-se os parâmetros de crescimento populacional pela estimativa de Jacknife, com adultos da prole F1 analisou-se a sobrevivência e a fertilidade. A pulverização de silicato de potássio e dióxido de silício confere proteção aos tomateiros, afetando a sobrevivência da fase imatura, o comportamento alimentar e de oviposição, além de comprometer a fertilidade e a sobrevivência de fêmeas F1. Em síntese, o silício aplicado afeta negativamente a biologia de L. sativae.
Palavras-chave: Mortalidade. Manejo de pragas. Mosca-minadora. Solanum lycopersicum. Silicato de potássio. Dióxido de silício.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7594
Date29 July 2016
CreatorsBARROS, A. P.
ContributorsMORAES, W. B., MELO, D. F., DALVI, L. P., ZAGO, H. B.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Produção Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds