Return to search

PROPOSTA de um Método Baseado na Abordadem Well-to-wheel para Calcular e Avaliar As Emissões de Poluentes Atmosféricos e Gee Durante o Ciclo de Vida dos Combustíveis Utilizados Por Locomotivas

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_12398_PROPOSTA DE UM MÉTODO BASEADO NA ABORDAGEM WELL-TO-WHEEL PARA CALCULAR E AVALIAR AS EMISSÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS~1.pdf: 13220311 bytes, checksum: e261fd05736ce55c48ea96115c41e2d6 (MD5)
Previous issue date: 2018-03-21 / As ferrovias tem uma participação considerável no transporte brasileiro de cargas, e espera-se que isso aumente pelos próximos anos. No entanto, quanto maior for o crescimento das operações ferroviárias, maior será o consumo de combustíveis fósseis derivados do petróleo pelas locomotivas, e, consequentemente, maior será a emissão de poluentes atmosféricos e GEE. Devido às recentes preocupações ambientais, várias medidas foram empregadas mundialmente para se reduzir as emissões do setor de transporte, como por exemplo o uso de combustíveis alternativos, como o gás natural e os biocombustíveis. Todavia, deve-se avaliar se esses combustíveis realmente são eficazes na redução dessas emissões, quando as mesmas são consideradas durante todo o ciclo de vida do combustível, desde a obtenção de matérias-primas para a sua produção até a sua utilização final nos motores das locomotivas. Logo, esta dissertação propõe um método para calcular e a avaliar as emissões de poluentes atmosféricos e GEE durante o ciclo de vida dos combustíveis utilizados por locomotivas, utilizando como referência a norma internacional ISO 14040. Este método foi baseado em uma abordagem Well-to-Wheel, usualmente aplicada para a avaliar o ciclo de vida dos combustíveis utilizados pelos veículos de transporte. Para validar o método, este foi aplicado à Estrada de Ferro Vitória a Minas. Foram testados cinco cenários utilizando os combustíveis B5, B25 e GNL. Os resultados encontrados mostraram que o uso de GNL associado ao B25 pelas locomotivas, trariam reduções nas emissões de 33% de CO2, 19% de CO, 59% de NOx e 83% de MP em relação ao uso de B5. O método também mostrou a importância de se avaliar as emissões durante todo o ciclo de vida dos combustíveis e não somente durante sua utilização final, podendo servir de ferramenta de apoio à tomada de decisão de empresas e agências regulamentadoras de ferrovias.

Palavras-chaves: Locomotivas. Poluentes Atmosféricos. Gases de Efeito Estufa. Avaliação de Ciclo de Vida. Well-to-Wheel. Diesel. Gás Natural Liquefeito. Biodiesel.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/9513
Date21 March 2018
CreatorsCALIMAN, R. R.
ContributorsDAGOSTO, M. A., OLIVEIRA, C. M., CALMON, J.L., Rosa, R. de A.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Engenharia Civil, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0043 seconds