Return to search

Consequências da alimentação em espécies de Solanum (SOLANACEAE) para o tamanho, a forma e a performance de dois cassidíneos (COLEOPTERA, CHRYSOMELIDAE)

A variedade de plantas hospedeiras e suas características, bem como a digestão e assimilação dos seus nutrientes por parte dos insetos herbívoros compreendem mecanismos pré- e pós-ingestivos centrais para a interpretação de fenômenos da história de vida dos insetos. Metriona elatior (Klug, 1829) e Gratiana spadicea (Klug, 1829) (Coleoptera, Chrysomelidae, Cassidinae) têm diferente comportamento alimentar; a primeira é considerada oligófaga e ocorre sobre algumas espécies de Solanum e, a segunda, monófaga, tendo sua ocorrência limitada a Solanum sisymbriifolium Lamarck. Neste trabalho, detectamos diferenças comportamentais, através da quantificação do tempo empregado em diferentes atividades (repouso, caminhada, remoção de tricomas, alimentação e prova do alimento) pelas larvas de primeiro, terceiro e quinto ínstares desses dois Cassidinae em cinco diferentes plantas hospedeiras (Solanum aculeatissimum Jacquin, Solanum atropurpureum Shrank, Solanum melongena Linnaeus, S. sisymbriifolium e Solanum viarum Dunal), durante 6 horas consecutivas. Diante do hábito oligófago de M. elatior, observamos a ocorrência de diferenças na performance em seis espécies do gênero Solanum (as mesmas citadas anteriomente em adição a Solanum guraraniticum Hassl), além da escolha alimentar das larvas e preferência de oviposição. Em adição, com o uso da morfometria geométrica, avaliamos se diferentes tipos de alimentação durante o estágio larval influenciam na forma e tamanho das estruturas corporais dos adultos. Os diferentes graus de especialização de G. spadicea e M. elatior têm grande influência no comportamento das larvas, quando em diferentes plantas hospedeiras. M. elatior apresentou-se plástica em relação ao comportamento de G. spadicea, as quais apresentaram respostas divergentes quando sobre outras plantas que não são sua hospedeira usual. M. elatior apresentou maior performance sobre S. aculeatissimum, S. atropurpureum e S. viarum, e uma clara desvantagem em se alimentar de S. guaraniticum, S. melongena e S. sisymbriifolium, o que foi também confirmado pelos testes de escolha alimentar pelas larvas e oviposição pelas fêmeas. Além disso, a alimentação em diferentes hospedeiras trouxe conseqüências para a forma e tamanho de estruturas corporais dos adultos, que são importantes evolutivamente no contexto da seleção natural (vôo) e sexual (genitália).

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:lume56.ufrgs.br:10183/152802
Date January 2012
CreatorsBoligon, Danessa Schardong
ContributorsMoreira, Gilson Rudinei Pires
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instacron:UFRGS
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0198 seconds