Return to search

A influência do mestrado profissional em gestão pública na vida profissional, pessoal e acadêmica do egresso

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10422_Dissertação Final - Kateline Rosa Gomes.pdf: 47922280 bytes, checksum: bd9a9d0008e5e668663b9d5c2fda4d40 (MD5)
Previous issue date: 2016-11-18 / A capacitação para a qualificação voltada ao servidor público federal, prestador de serviço para a sociedade, no âmbito da gestão pública é fundamental para a qualidade dos serviços públicos. O governo tem investido nesta capacitação e as universidades federais têm promovido cursos de mestrado profissional, como é o caso da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP), oferecendo vagas para os seus servidores técnico-administrativos e demais parceiros, como o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a influência do Mestrado Profissional em Gestão Pública do PPGGP-UFES, na ótica de seus egressos a respeito de suas vidas profissionais, acadêmicas e pessoais, com o intuito de acompanhá-los e averiguar a correspondência com as expectativas de formação que o curso se propõe, ponto inclusive de avaliação pela CAPES, como as competências exigidas para seus cargos e as políticas de capacitação de suas instituições. A pesquisa se apresenta como qualitativa, descritiva, bibliográfica, de levantamento de campo (survey) e aplicável, contribuindo para a avaliação do Mestrado e para as instituições estabelecerem suas estratégias em relação à capacitação. Na metodologia, adotou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas de múltipla-escolha e abertas, aplicado a todos os egressos do curso até 22 de setembro de 2016, atingindo uma amostra de 77,78% da população. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os seguintes aspectos destacaram-se quanto à influência do Mestrado: vida pessoal; contribuição para a sociedade, enquanto servidor-público; autoestima; melhor desempenho profissional; exercício da pesquisa científica; e pensamento crítico. As características apresentadas para o Mestrado corroboram, no geral, com as expectativas do governo e das instituições conforme exigências de competências para os cargos, políticas de capacitação e proposta do curso. Este trabalho conclui apresentando propostas de melhoria.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufes.br:10/8682
Date18 November 2016
CreatorsSilva, Kateline Rosa Gomes
ContributorsPascuci, Lucilaine Maria, Meyer Junior, Victor, Dias, Taciana de Lemos
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado Profissional em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
FormatText
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds