Return to search

A quibanda de mãe Ieda religião "afro-gaúcha" de exus e " pombas-giras"

Made available in DSpace on 2014-06-12T15:07:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo9540_1.pdf: 10624269 bytes, checksum: c0d8005d147029f9f8509845548e9dbc (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2003 / As religiões "afro-gaúchas" constituem-se em uma forma de resistência e manutenção do "ethos" e da "visão de mundo" (Geertz, 1978, p. 143-144) do negro trazido da África para ser escravo no Brasil. Muitas vezes a mulher, negra e religiosa "afro-gaúcha" é excluída pela sociedade rio-grandense, sendo vista como um outro. Por outro lado, algumas destas mulheres, encontram em sua religiosidade um acesso para atingir respeitabilidade, poder e influência junto a comunidade religiosa "afro-gaúcha" e uma significativa parte da sociedade rio-grandense.
O objetivo deste estudo é apresentar uma etnografia das religiões "afro-gaúchas", principalmente da Quimbanda, pois na atualidade, muitos terreiros no Rio Grande do Sul cultuam esta modalidade. Para tanto, selecionei uma casa como referência de pesquisa, por tratar-se de uma sacerdotisa reconhecida como uma das precursoras desta modalidade religiosa no Rio Grande do Sul e Países do Prata.
neste sentido, este trabalho apresenta algumas considerações sobre o "ethos" e a "visão de mundo" de Mãe Ieda e sua família religiosa, enfocando suas noções de sagrado, bem e mal, a crença no poder do feitiço e o transe abordado à nivel das representações sociais, salientando a "multiplicação de personalidades" (Motta, 1991 a) que pode ser observada na maioria das casas "afro-gaúchas". Apresentarei uma descrição e análise do histórico de filiação desta sacerdotisa às diversas modalidades "afro-gaúchas", de suas práticas mágico-religiosas, realizadas ao longo de mais de quarenta anos de Quimbanda, dos espaços apropriados por estes religiosos, de sua participação em eventos religiosos realizados em locais públicos, e de uma reportagem envolvendo cenas de transe e sacrifício, realizada em sua casa e veiculada em rede regional de televisão.
Assim, a Quimbanda será abordada enquanto "sistema simbólico", que permite um acesso à compreensão do "ethos" e "visão de mundo" dos religiosos "afro-gaúchos", e, Ieda Maria Viana da Silva será tratada como mulher, negra, carnavalesca, que cresceu em uma família humilde dentro do catolicismo e espiritismo e tornou-se umbandista, batuqueira, e quimbandeira, e, também apresenta-se como o "Cacique Supremo da Montanha", uma "filha de Ogum" e "Seu Sete". E, principalmente como uma sacerdotisa que se destaca em um processo de dar visibilidade às religiões afro-gaúchas [, principalmente à Quimbanda,] para além dos muros dos terreiros" (Silva, 1999: p. 148), no Rio Grande do Sul

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/1121
Date January 2003
CreatorsDavid Da Silva, Suziene
ContributorsMauro Cortez Motta, Roberto
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds