Return to search

Condensação de sentidos e paródia : categorização social sobre sexo, gênero e sexualidade

Submitted by Paula Quirino (paula.quirino@ufpe.br) on 2015-03-10T19:50:43Z
No. of bitstreams: 1
Tese Marcelo de Miranda Condensação de Sentidos e Paródia categorização social sobre sexo, gênero e sexualidade.pdf: 1624829 bytes, checksum: 95968b629be9bbbee078844153ce04fd (MD5) / Made available in DSpace on 2015-03-10T19:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Tese Marcelo de Miranda Condensação de Sentidos e Paródia categorização social sobre sexo, gênero e sexualidade.pdf: 1624829 bytes, checksum: 95968b629be9bbbee078844153ce04fd (MD5)
Previous issue date: 2013 / CAPES / Inserida nas reflexões contemporâneas da Teoria Social, relativas à questão da sexualidade e heteronormatividade, a tese teve por objetivo compreender como ocorre o processo de condensação de sentidos por homossexuais masculinos a partir de um contexto paródico, em torno das categorias de sexo, gênero e sexualidade. Como quadro teórico, a tese se insere nas perspectivas Pós-Estruturalistas/Teoria Queer e nas abordagens sociológicas sobre categorização social ancoradas na Etnometodologia e na Análise Conversacional. A metodologia foi de natureza qualitativa, exploratória. Como método foi utilizado o grupo focal cujos participantes foram homossexuais masculinos camada de popular. A técnica de registro foi a videografia. A transcrição dos dados videografados teve por base a sequencialidade e temporalidade da interação e a organização da própria atividade. A análise realizada teve por objetivos (a) identificar de que forma os pares categoriais macho/fêmea; homem/mulher; heterossexual/homossexual foram categorizados pelos integrantes do grupo a partir de um contexto paródico e, (b) identificar de que forma os pares categoriais dicotômicos – macho/fêmea (sexo); homem/mulher (gênero); heterossexual/homossexual (sexualidade) são reproduzidos ou desestabilizados via paródias. Nesta análise focalizamos: a) a forma como os participantes discutiam as categorias de sexo, gênero e sexualidade; b) a seleção e o tratamento dado às categorias pessoais durante a discussão e; c) a trajetória discursiva das categorias em análise. Também fizemos uso das categorias de análise das abordagens Pós-Estruturalistas/Teoria Queer sobre a sexualidade. Quanto ao primeiro objetivo encontramos como resultado um processo contínuo de construção de subtópicos e ou recategorizações que teve como tópico central homossexualidades e o mundo parodiado, subdividido nos subtópicos e ou categorias: (a) vida engraçada/cômica; (b) programas de humor ; (c) ser pintoso e (d) mulher em um corpo de um homem ou um homem no corpo de uma mulher. Em relação ao segundo, a análise revelou que do conjunto das categorias produzidas pelo grupo focal recategorizadas, duas foram reproduzidas e quatro foram desestabilizadas. Esses resultados corroboram a hipótese levantada de que, o processo de condensação de sentidos em relação às categorias da heteronormatividade dos homossexuais não é, simplesmente, uma réplica dos modelos preestabelecidos sobre as categorias hegemônicas de sexo, gênero e sexualidade, uma vez que a existência de uma dimensão contingencial atualiza a instabilidade constitutiva das categorias sociais. Dessa maneira, a ambivalência – constituinte dessas paródias – possibilitou a condensação de sentidos, seja na reprodução ou desestabilização das categorias dicotômicas de sexo, gênero e sexualidade. Por fim, no quadro mais geral da Teoria Social, o presente estudo contribui na consideração das contingências no estudo da realidade social.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11858
Date31 January 2013
CreatorsMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de
ContributorsALENCAR, Rosane, MARCONDES, Paulo
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguageBreton
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0036 seconds