Return to search

Visualização de informação como ferramenta de auxílio na avaliação formativa em educação a distância

Made available in DSpace on 2014-06-12T15:57:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo3235_1.pdf: 3478299 bytes, checksum: 751fc9f34069fce0cd554d395e0ec3d8 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2010 / Com o avanço tecnológico introduzido nas ferramentas de educação a distância, onde novas possibilidades favorecem a adoção de abordagens que inovam o processo de ensino-aprendizagem. Uma avaliação mais centrada no aprendiz, em sua colaboração, interação agora são mais possíveis.
Estas novas possibilidades fazem com que não se avalie o aprendiz apenas de forma tradicional, através de testes quantitativos, mas sim utilizando uma avaliação mais formativa. A avaliação formativa em ambientes de educação a distância pode ser realizada através de um contínuo acompanhamento da participação dos aprendizes ao longo do tempo em alguns recursos como, por exemplo, a participação em fóruns temáticos, chats, envio de atividades e etc.
Algumas experiências com avaliação formativa na modalidade de ensino a distância revelam que, a participação colaborativa e construtivista dos aprendizes favorece na percepção de seus comportamentos, como também a possível identificação de problemas ou tendências de suas classes virtuais, esta descoberta pode ajudar o professor-tutor a realizar um processo de tutoria mais eficaz ao longo do tempo. Contudo a maioria dos ambientes de educação a distância não possibilita recursos adequados para este tipo de avaliação. A avaliação formativa demanda muito trabalho e tempo do professor no acompanhamento, análise e orientação das participações dos alunos, o que consiste num dos principais problemas da avaliação formativa, seja ela presencial ou a distância , Rocha [2006].
O presente trabalho propõe o uso de técnicas de Visualização de Informações como ferramenta de suporte na avaliação formativa em ambientes de educação a distância. A utilização destas técnicas tem como objetivo diminuir o custo de cognição da percepção do comportamento dos aprendizes em ambientes de educação a distância. Para ser possível gerar as visualizações, foram extraídos da literatura variáveis que indicassem a participação do aprendiz no ambiente virtual. As combinações destas variáveis geraram as visualizações, diante da existência de milhares de combinações possíveis entre as variáveis, escolhemos três, onde especificamos e prototipamos utilizando a técnica de TreeMap

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2407
Date31 January 2010
Creatorsde Aguiar Sá Vila Nova Júnior, Henrique
ContributorsSandro Gomes, Alex
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds