Return to search

O uso de captchas de áudio no combate ao spam em telefonia IP

Made available in DSpace on 2014-06-12T16:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo6087_1.pdf: 1872863 bytes, checksum: 5421c048c3358bc43e4f5ae9a04428fc (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2011 / Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas, e é hoje considerado um dos maiores problemas enfrentados na Internet. Com o aumento da disponibilização de banda larga, popularização de tecnologias de internet e o aumento da utilização e disponibilização de soluções baseadas em VoIP (Voice over IP), é esperado que um problema semelhante passe a afetar esta nova área. Esta ameaça é conhecida por SPIT (SPAM over Internet Telephony) e é definida como geração automatizada de chamadas não solicitadas utilizando como transporte o IP através do VoIP ao invés das tradicionais linhas telefônicas.
O potencial do SPIT em reduzir a produtividade é muito maior do que a do SPAM, porque no SPIT a utilização de tempo de uma pessoa já é contabilizada a partir do momento em que o telefone começa a tocar. Podemos acrescentar que o SPIT não consiste apenas no incômodo a um usuário, quando aplicado contra uma rede, pois pode consumir seus recursos dificultando ou ainda inviabilizar a utilização dos recursos da rede.
As características do SPIT são diferentes do SPAM, portanto não podemos aplicar as mesmas técnicas usadas no SPAM em ataques do tipo SPIT. Propomos neste trabalho uma ferramenta para identificar e proteger uma rede VoIP contra ataques de SPIT. Como visto em outros tipos de ameaças a redes de dados, a utilização de um único método não é suficiente para garantir a proteção e identificação dos ataques. Portanto, na nossa abordagem, a ferramenta desenvolvida faz uso de Testes Reversos de Turing formatados em um CAPTCHA no formato de uma mensagem de áudio, com o objetivo de identificar se a chamada é ou não um SPIT. Essa técnica é aplicada em conjunto com outras técnicas descritas ao longo do texto. Desta forma, é composta uma ferramenta de prevenção e identificação com a finalidade de garantir uma melhor proteção contra ataques de SPIT, em redes baseadas em VoIP

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2676
Date31 January 2011
CreatorsTiago Tavares Madeira, Frederico
ContributorsJosé Guerra Barreto de Queiroz, Ruy
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds