Return to search

ICARE: um sistema de recomendação de especialistas sensível a contexto

Made available in DSpace on 2014-06-12T16:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo6092_1.pdf: 1754951 bytes, checksum: 29f0cd3115cc36a8a890dbc3a4def5bb (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2007 / Freqüentemente, pessoas precisam, para realização de sua tarefa, de determinado conhecimento que só pode ser obtido através de experiência e prática, que elas podem não possuir. Elas podem economizar tempo e esforço se puderem interagir, informalmente, com outras pessoas que já possuam esse conhecimento. A colaboração informal facilita a troca de experiências e permite o reuso de conhecimento entre os indivíduos. Sistemas de Recomendação de Especialistas (SRE) podem ser usados para promover a colaboração informal através da identificação de especialistas que possam ajudar indivíduos na realização de suas tarefas. No entanto, os SRE existentes são centrados no especialista, em vez do usuário, e não levam em consideração o contexto dos envolvidos na recomendação.
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um SRE que utiliza o contexto do usuário e do especialista para fazer recomendações mais ajustadas às necessidades do primeiro e, dessa maneira, facilitar a colaboração informal: o ICARE (Intelligent Context Awareness for Recommending Experts). Para tanto, é preciso entender o contexto das pessoas e como determinar as suas especialidades, definir as informações contextuais que devem ser consideradas e um processo de aquisição das especialidades e, finalmente, definir uma heurística de classificação dos especialistas a recomendar de acordo com o contexto de especialista e usuário.
As principais contribuições deste trabalho são a inserção de sensibilidade a contexto no processo de recomendação de especialistas, uma ausência identificada nos sistemas existentes, e o desenvolvimento de um SRE sensível ao contexto. No experimento realizado, a sensibilidade a contexto do ICARE foi aprovada e os resultados gerados pelas recomendações realizadas foram bem avaliados pelos participantes

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2677
Date January 2007
CreatorsPETRY, Helô
ContributorsSALGADO, Ana Carolina Brandão
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds