Return to search

O uso do biodiesel de mamona como fonte alternativa de energia : possíveis repercussões sobre o semi-árido

Made available in DSpace on 2014-06-12T17:21:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo6123_1.pdf: 1221944 bytes, checksum: 58e29606c7722eae97af20c8e84ef509 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2006 / Este trabalho de Dissertação tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o biodiesel como fonte alternativa de energia renovável e não-poluidora do meio ambiente, tendo em vista a preocupação da sociedade contemporânea com a dependência acentuada do petróleo em sua matriz energética, em seus processos industriais e em seu cotidiano.
A produção de biodiesel pode implicar em diminuição da importação de derivados de petróleo para o Brasil e em incremento da pauta brasileira de comércio exterior, através do aumento da exportação do excedente de biodiesel produzido no mercado interno, favorecendo os países mais poluidores para uma melhor adequação ao Protocolo de Kyoto.
No Brasil, o governo federal tem incentivado estudos sobre biocombustíveis através do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, criado em 2004. O biodiesel surge como alternativa de diminuição da dependência brasileira dos derivados de petróleo e, também, como novo mercado para as oleaginosas. A introdução do biodiesel no mercado representa nova dinâmica para a agroindústria, com efeito multiplicador em outros segmentos da economia.
Não se trata, simplesmente, de adicionar biodiesel ao diesel de petróleo. É preciso avaliar a implicação que irá se dar no campo, na indústria, no ambiente, na renda, no emprego, na oferta de matéria-prima, entre outros aspectos econômicos e sociais.
Visando estimular o desenvolvimento econômico no semi-árido nordestino, este trabalho pretende estudar os possíveis impactos nessa região com a introdução da produção de biodiesel. A inserção da produção de biodiesel, através do cultivo da mamona pela agricultura familiar, poderá proporcionar o desenvolvimento da região semi-árida nordestina, bem como a melhoria social da população, mediante mobilização da força produtiva regional gerando emprego e renda.
Através da análise de dados estimados para a geração de emprego e de renda na região do Semi-Árido, foi constatado que ao adotar um baixo nível tecnológico no cultivo da mamona, será possível criar mais empregos nessa área, de acordo com o objetivo do programa do governo. No entanto, para garantir maior produtividade e eficiência dos fatores produtivos, é mais indicado utilizar alto nível tecnológico na produção em detrimento do número de empregos

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/4531
Date January 2006
CreatorsVILAR, Adriana Aparecida Isola
ContributorsLIMA, João Policarpo Rodrigues
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds