Return to search

Sistema multicritério para apoiar a compra de imóveis urbanos multifamiliares do mercado imobiliário recifense baseado no método SMARTS

Made available in DSpace on 2014-06-12T17:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo7306_1.pdf: 1513028 bytes, checksum: f7b2aca9761db1de1880f380e4decdaa (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2006 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / multiplicidade de critérios inerentes ao processo de compra de um imóvel dificulta a decisão pela moradia. Além disso, os compradores são capazes de avaliar diversas variáveis em seqüência, mas não simultaneamente, como é o caso do processo de escolha da residência.
Os Métodos Multicritério de Apoio a Decisão têm-se firmado como ferramentas de suporte aos decisores de diversas áreas em suas prioridades e necessidades. Este trabalho tem por objetivo analisar o uso de um SAD Sistema de Apoio a Decisão baseado no método multicritério SMARTS, a fim de minimizar o problema de escolha do imóvel. O sistema proposto possui duas funções: servir como uma ferramenta para auxiliar o usuário na escolha do imóvel que o mesmo pretende comprar e servir como uma base de dados para análises estatísticas das preferências dos compradores de imóveis.
A pesquisa foi feita através de um estudo de caso. O SACI (Sistema de Apoio a Compra de Imóveis) foi disponibilizado na Internet e os acessos eram feitos através de um link localizado na página principal da ADEMI/PE Associação das empresas do mercado imobiliário de Pernambuco: ADEMIImóveis.
Os resultados obtidos quanto ao desempenho do sistema e as análises das preferências dos usuários (compradores de imóveis) foram bastante positivos e consistentes. Pode-se concluir que o sistema é eficaz em seu propósito, podendo, inclusive, ser utilizado em outras capitais do país

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5706
Date January 2007
CreatorsCAVALCANTI, Rebeca Campos
ContributorsMOTA, Caroline Maria de Miranda
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0211 seconds