Return to search

Consumo alimentar entre crianças de dois a cinco anos de idade: Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 2006

Submitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2014-06-06T22:13:24Z
No. of bitstreams: 1
Consumo alimentar entre crianças de dois a cinco anos de idade - Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 2006.pdf: 393064 bytes, checksum: 1900d8fc048a24b121e47ce527c5efa0 (MD5) / Made available in DSpace on 2014-06-06T22:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Consumo alimentar entre crianças de dois a cinco anos de idade - Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 2006.pdf: 393064 bytes, checksum: 1900d8fc048a24b121e47ce527c5efa0 (MD5)
Previous issue date: 2012 / A alimentação adequada, principalmente para as crianças, é condição fundamental para o pleno crescimento e desenvolvimento. Quando a criança não recebe energia e proteínas em quantidade suficiente para o seu metabolismo fisiológico, devido à falta de aporte ou problema na utilização do que lhe é ofertado, ela desenvolve um quadro de desnutrição. A desnutrição infantil está associada com menor altura do adulto, menor escolaridade e produtividade e capital humano reduzidos. Por outro lado, o excesso de calorias da dieta ocasiona prejuízos na saúde de crianças, constituindo um dos fatores associados ao sobrepeso e obesidade e pode desencadear comorbidades como hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias e diabetes melitus tipo 2, com repercussões na vida adulta. Diante disso, quaisquer inadequações da dieta devem ser corrigidas no tempo e sob orientação corretos, pois os hábitos alimentares de um indivíduo são formados desde os primeiros anos de vida. A tendência das preferências alimentares das crianças na idade pré-escolar conduz ao consumo de alimentos com quantidade elevada de carboidrato, açúcar, gordura e sal, e baixo consumo de alimentos como frutas e vegetais, se comparados às quantidades recomendadas. Apesar da importância de avaliar o consumo alimentar de crianças, existem poucos estudos de base populacional no país que possuem essa abordagem. No relatório da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher – PNDS, 2006 são apresentados resultados sobre a alimentação de crianças menores de dois anos de idade. No entanto, o consumo alimentar das crianças de dois a cinco anos de idade ainda não foi publicado. Dessa forma, o objetivo deste projeto é descrever o consumo alimentar de crianças de dois a cinco anos de idade avaliadas na PNDS, realizada em 2006. O consumo alimentar foi medido por meio de um Questionário de Frequência Alimentar e as frequências de consumo serão classificadas como consumo não regular, quando for de zero a três vezes por semana e consumo regular, quando for de quatro a sete vezes por semana. Alguns dos alimentos consumidos serão classificados em marcadores de alimentação saudável (feijão, verdura de folhas, legumes, frutas e suco natural) quando consumidos regularmente, ou em marcadores de alimentação não saudável quando consumidos regularmente (frituras, doces, biscoitos ou bolachas, salgadinhos em pacote, refrigerantes e sucos artificiais). O programa utilizado para a entrada de dados foi o CSPro (Census and Survey Processing System) software desenvolvido pelo Bureau do Censo Norte-Americano. Posteriormente, os dados serão transferidos e analisados no programa Stata versão 11.0.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpel.edu.br:123456789/948
Date January 2012
CreatorsAlves, Mabel Nilson, Vieira, Maria de Fátima Alves, Muniz, Ludmila Correa
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Languageother
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPEL, instname:Universidade Federal de Pelotas, instacron:UFPEL
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0032 seconds