Return to search

Sistema de identificação espacial em ambientes de consumo utilizando mineração de dados

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. / Made available in DSpace on 2013-07-16T01:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1
223147.pdf: 996474 bytes, checksum: fc573984fac3b0d8ecae75798e4ccd8d (MD5) / A busca pelo conhecimento a partir da Mineração de Dados é um campo de pesquisa que tem crescido muito rapidamente e seu desenvolvimento tem sido dirigido, muitas vezes, em benefício de necessidades práticas.
Em um grande volume de dados podem estar muitas informações, tendências e padrões úteis para melhorar os critérios adotados durante o processo da tomada de decisões.
Neste trabalho propõe-se a transformação dos dados envolvidos durante uma venda, aliada à conversão dos espaços físicos ocupados pelos produtos em pequenas unidades amostrais, na tentativa de descrever o trajeto percorrido pelo potencial consumidor.
O desenvolvimento de processos de análise automática desses grandes volumes de dados é o desafio confiado aos algoritmos da Mineração de Dados.
O acúmulo da representação dos prováveis trajetos descritos por um determinado conjunto de consumidores será atribuído a uma matriz dinâmica de múltiplos atributos, que será apresentada através de gráficos de superfície.
Conclui-se que as técnicas e ferramentas para a Visualização de Dados estimulam naturalmente a percepção e a associação de novos padrões e podem melhorar, em muito, o processo de Mineração de Dados.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102596
Date January 2005
CreatorsPerizzolo, Cesar B.
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Borges, Paulo Sergio da Silva
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format86 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds