Return to search

Estudo das propriedades micro e macroscópicas de blendas de PA6/PPE compatibilizadas com SEBS e de complexo de PVP com Cu(II)

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. / Made available in DSpace on 2012-10-17T13:34:25Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T17:14:08Z : No. of bitstreams: 1
175670.pdf: 9492976 bytes, checksum: de9bf88545842f737a99912e639f678d (MD5) / Análise das propriedades micro e macroscópicas de novos materiais, obtidos a partir da mistura física de dois polímeros comerciais em presença de pequena quantidade de um terceiro polímero que atuará como agente compatibilizante e pela complexação do íon cobre (II) com o nitrogênio piridínico da poli vinil piridina. Blendas binárias e ternárias de polímeros e misturas binárias de polímero com iodeto de cobre são preparadas. Os procedimentos distintos utilizados produzem novos materiais com propriedades diferentes dos componentes puros e de interesse prático. A relação entre propriedades térmicas, mecânicas e a morfologia das blendas de poliamida 6 (PA6) e poli(2,6-dimetil-1,4-oxi fenileno) (PPE) ou PPE modificado com 20% de estireno (mPPE) ou PPE enxertado com anidrido maleico (PPE-g-AM) compatibilizado com o copolímero tribloco poli[estireno-b-(etileno-co-butileno)-b-estireno] enxertado com anidrido maleico (SEBS-g-AM) são estudados. O uso de uma combinação de SEBS-g-AM e SEBS é também usado. A adição de 1% de CuI, em massa, às blendas é também analisada. São empregadas as técnicas de MET, MEV, DSC, TGA e DMA. Propriedades mecânicas são caracterizadas por medidas de resistência ao impacto e tensão-deformação. Misturas binárias polímero/iodeto de cobre (CuI) (mol/mol) são estudados e analisados a formação de complexos polímero-cobre (II). Poli(2-vinil piridina) (P2VP) e poli(4-vinil piridina) (P4VP) são os polímeros usados. A caracterização dos complexos é realizado pelos resultados obtidos das técnicas de DSC, TGA, FTIR, EPR, Raman, MEV e condutividade elétrica.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78386
Date January 2000
CreatorsRodrigues, Jose Ricardo da Silva
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Pires, Alfredo Tiburcio Nunes
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatxxii, 93 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds