Return to search

Análise do desenvolvimento corporal, composição sexual da ninhada e taxa de mortalidade infantil em três espécies de roedores (Meriones unguiculatus, Rattus norvegicus e Mesocricetus auratus)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. / Made available in DSpace on 2012-10-17T18:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T18:20:09Z : No. of bitstreams: 1
177281.pdf: 2551324 bytes, checksum: 36204c2bc1bbe4a14dd9edafe1be3aab (MD5) / Os cuidados parental tem um elevado custo energético, já que as mães exibem uma elevada atividade motora para o cuidado dos filhotes e são altamente expostas aos riscos da predação. 0 objetivo desta pesquisa foi observar as variações no peso corporal matemo, a composição sexual da ninhada, a mortalidade e sobrevivência dos filhotes, as diferenças no ganho de peso corporal entre filhotes machos e fêmeas do 1º ao 31º dia ap6s o parto, bem como verificar se existe alguma correlação entre as variáveis descritas. Foram usados como sujeitos experimentais mães com seus filhotes em três espécies de roedores (gerbilo da Mong6lia, rato albino e hamster dourado). Os resultados indicaram que as mães de hamster dourado exibiram uma maior média de filhotes no 1° dia, seguido pelo rato albino e gerbilo da Mong6lia. A mortalidade infantil estava relacionada ao tamanho de ninhada. Notou-se que miles exibiram variações significantes nos seus pesos corporais durante o período de lactação: mães rato albino ganharam e miles hamster dourado perderam uma massa corporal significante do 1º ao 31° dia ap6s o parto - o peso corporal das mães gerbilo da Mong6lia não mudou significativamente, provavelmente devido ao cuidado parental despendido pelos pais. Concluiu-se que os animais exibiram significantes variaçães de acordo com o desenvolvinento dos filhotes e as mães apresentaram diferentes modos de cuidado parental, de acordo com o tamanho da ninhada e maturidade dos filhotes.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78721
Date January 2000
CreatorsBaião, Vera Baumgarten Ulysséa
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Guerra, Rogerio Ferreira
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format85 f.| grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds