Return to search

Algoritmo Simulated Annealing

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. / Made available in DSpace on 2012-10-18T13:35:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1
225675.pdf: 796704 bytes, checksum: 892abc8468e4e7c6715b6c3f2de50e51 (MD5) / A busca por soluções de problemas por meio do computador é o tema central da ciência da computação, relevante para grande parte da ciência e de suas aplicações tecnológicas. Essa busca, certamente, vai na direção de algoritmos eficientes e exatos mas que nem sempre boas soluções podem ser encontradas para muitos problemas de ordem prática, principalmente, no que diz respeito a tempo de execução. Existem problemas, dentre estes, os de otimização combinatorial que apresentam uma peculiaridade com relação aos outros, que é a grande dificuldade de se obter soluções exatas num tempo computacional aceitável.
Atualmente, as novas técnicas, especialmente as metaheurísticas, tais como: Tabu Search, Simulated Annealing, Algoritmos Genéticos e Redes Neurais, vêm conseguindo sucesso na solução de problemas de otimização combinatorial, que mesmo não apresentando soluções exatas têm mostrado bastante eficiência com suas soluções aproximadas.
Este trabalho propõe um novo método baseado no algoritmo Simulated Annealing (SA) através de mudanças bruscas nos valores da temperatura que são retiradas de múltiplas faixas, ao contrário do SA básico, onde esses valores são obtidos de uma faixa única, ou seja, num SA básico, os valores assumidos pela temperatura saem de um intervalo, partindo de um valor inicial, e vão diminuindo até um valor final. Tais mudanças bruscas acontecem exatamente no momento da mudança de faixa, pois o valor da temperatura que no final de uma faixa é pequeno, assume um valor correspondente a temperatura inicial da faixa seguinte, normalmente, bem maior.
Posto a prova, com instâncias euclidianas do Problema Caixeiro Viajante, que é um problema de otimização combinatorial de difícil solução, o método apresenta resultados bastante satisfatórios quando comparado com o SA básico.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80386
Date January 2001
CreatorsAraujo, Haroldo Alexandre de
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Mazzucco Júnior, José
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatx, 105 f.| tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds