Return to search

Fluxo de energia vibratória do conjunto moto-compressor para a carcaça através das molas de suspensão

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológio, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2009. / Made available in DSpace on 2012-10-19T03:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1
271252.pdf: 4720608 bytes, checksum: a844354bdc2aba2cbb0faba7ad42694e (MD5) / A principal fonte de ruído e de vibrações em sistemas domésticos de refrigeração é o compressor. Um grande esforço da indústria e dos pesquisadores nesta área tem sido direcionado visando à atenuação dos níveis de vibração e, conseqüentemente, de ruído destes sistemas, nos quais o compressor continua sendo a principal fonte geradora de ruído e vibrações.
Os compressores herméticos são geralmente constituídos de um conjunto interno, que contem um motor elétrico e um compressor alternativo de único pistão, ligado a carcaça através de uma suspensão de quatro molas, parcialmente mergulhadas em lamina de óleo lubrificante, e através do tuba de descarga.
Pelos mecanismos básicos geradores de vibrações observa-se que os principais meios de propagação de energia vibratória são o tubo de descarga, as molas de suspensão e o gás que ocupa a cavidade. A carcaça e a irradiadora final do ruído.
A abordagem fundamental deste trabalho e o fluxo de energia vibratória do conjunto moto-compressor para a carcaça através das molas de suspensão, utilizando-se o método dos elementos finitos através do software comercial MSC/PATRAN 9.0 e MSC/NASTRAN 70.5.
As quantidades de energia total e por cada tipo de esforço que fluem através das molas foram calculadas, e os efeitos das alterações na geometria da carcaça na sua media espacial quadrática da velocidade foram analisados. As relações entre as excitações transversais e longitudinais nas molas com as medias espaciais da velocidade da carcaça também são apresentadas e analisadas.
A carcaça foi modelada por elementos de placa quadrangulares, as molas por elementos de viga e o volume de óleo como uma matriz de massa acoplada a fronteira da carcaça. Experimentos foram conduzidos de modo a validar os modelos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81391
Date19 October 2012
CreatorsCarmo, Micael Gianini Valle do
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lenzi, Arcanjo
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
FormatXI, 116 f.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds