Return to search

Gerenciamento da segurança da informação em sistemas de teletrabalho

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T09:16:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1
188664.pdf: 633258 bytes, checksum: 5ded47498952ff9a120defd89d665b5a (MD5) / O presente trabalho apresenta um estudo sobre a segurança da informação em sistemas de teletrabalho. Faz-se uma incursão sobre o histórico e principais características do teletrabalho, mostrando suas relações com a segurança da informação, suas implicações e como esse tema foi abordado até o presente.
Com objetivo de subsidiar o gerenciamento da segurança da informação, uma pesquisa foi realizada para verificar como as empresas brasileiras estão administrando seus programas de teletrabalho com relação à segurança da informação. Com base na fundamentação teórico-empírica e nos resultados da pesquisa, foi estruturada uma metodologia baseada em um modelo de segurança para garantir a confidencialidade das informações em sistemas de teletrabalho. Partindo-se de um contexto de acesso remoto - uma atividade meio - o modelo delineado, implementado por meio de ferramentas e controles desenvolvidos a partir da norma ISO/IEC 17799, focaliza a atividade fim - a realização do teletrabalho.
Os resultados obtidos, por meio da aplicação do modelo em uma situação real, permitiram validar a aplicação da metodologia proposta como um instrumento efetivo para o gerenciamento da segurança das informações, atendendo de forma rápida e eficiente as necessidades de empresas e teletrabalhadores.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84431
Date January 2002
CreatorsMachado, Cesar de Souza
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format136 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0406 seconds