Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Made available in DSpace on 2012-10-20T14:44:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1
227654.pdf: 360873 bytes, checksum: 9d8ea3046596db89424eb0f601cb00a1 (MD5) / Esta dissertação aborda as especificidades da educação antes da criação da escola pública em Santa Catarina e no município de Urussanga, quando as escolas são estrangeiras. Além disso, apresenta a transição entre a escola italiana e a pública e quais fatores influenciam na queda de uma e na ascensão de outra.
As hipóteses da pesquisa são: a escola pública é instituída com o objetivo de formar e disciplinar as pessoas para servirem de força de trabalho na sociedade industrial que emerge com a expansão do capitalismo nas colônias formadas por imigrantes; a instituição da escola pública também é um meio para a nacionalização das colônias, que criam escolas sem fiscalização do governo, ensinando língua e cultura estrangeiras.
A abordagem é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista. A partir da análise dos dados, conclui-se que a implantação da escola pública ocorre com o intuito de nacionalizar a cultura dos descendentes de imigrantes que ainda não se sentem cidadãos brasileiros e torná-los indivíduos obedientes e disciplinados, a fim de se constituírem como força de trabalho assalariada.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85033
Date January 2003
CreatorsVendramini, Lucimary
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Fiod, Edna Garcia Maciel
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
FormatVII, 66f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds