Return to search

Grupos de pressão

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T16:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1
223324.pdf: 1642620 bytes, checksum: 3259a8187e7d22f23271ed204910ee27 (MD5) / O presente trabalho enfoca os grupos de pressão e com o objeto de exemplo prático as dispersões de energia dos representantes e da comunidade de Foz do Iguaçu em relação a uma Área de Exclusão Fiscal e a necessidade da formação de um novo modelo de grupo de pressão.
A origem do trabalho deu-se a partir da constatação de fatores atípicos do Município de Foz do Iguaçu, fatores estes como sua posição geográfica, na qual faz parte da tríplice fronteira, e também devido aos ciclos econômicos, os quais apresentam fatores atípicos, como a construção da Usina de Itaipu e o ciclo de compras no Paraguai, além de constatar que Foz do Iguaçu concorre com mercados internacionais, mercados estes com leis e opções comerciais diferenciados, como liberação de cassinos e legislações alfandegárias, porém todas acessíveis aos moradores e visitantes como se fossem num "bairro" da cidade. Para o comércio a concorrência é como se uma cidade fosse dividida em três bairros, porém somente em dois deles com Áreas de Exclusão, praticamente inviabilizando o comércio no terceiro bairro, ou seja, em Foz do Iguaçu.
Para tanto, o trabalho busca uma fundamentação teórica sobre democracia, opinião pública e grupos de pressão. Como também busca informações sobre e legislações específicas.
Por último um estudo específico do Município de Foz do Iguaçu, seus ciclos econômicos e as tentativas de criação de uma Área de Exclusão Fiscal, as quais são dispersas e, portanto sem resultado prático. Através de pesquisas como Censo Econômico de Foz do Iguaçu, Pesquisa Sócio-econômica e opinião dos grupos, o Trabalho oferece um mecanismo para formação de um novo modelo de grupo de pressão.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85213
Date January 2003
CreatorsPrado, Fábio Hauagge do
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Rojas Lezana, Alvaro Guillermo
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format110 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0108 seconds