Return to search

O atendimento do pedido como fator competitivo

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T22:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Este trabalho tem o objetivo de avaliar os fluxos comerciais e logísticos que atuam diretamente sobre o atendimento dos pedidos de exportação de veículos Fiat, produzidos no Brasil e na Argentina, destinados à Venezuela. Além de verificar se tais pedidos são atendidos no prazo desejado pelo cliente, estuda a possibilidade de diminuí-lo, sem prejuízo à qualidade do produto e serviços, com vistas ao aumento da participação - market share - e fortalecimento da imagem da Fiat no mercado venezuelano.
Trata-se de um estudo de caso, com uma pesquisa para o conhecimento da realidade através do método descritivo, com dois enfoques: o correlacional - na investigação específica das associações ou correlações, que possa haver entre as metodologias - e o causal-comparativo, que busca resposta ou a compreensão nas relações de causa e efeito, com a determinação de quantificar e comparar os dados.
Ao longo da pesquisa fica demonstrado que o atendimento do pedido do cliente pode ser realizado com excelência, desde que sejam observados os prazos técnicos de cada elemento da cadeia produtiva e logística. Ou seja, quando é cumprida uma programação previamente estabelecida. Demonstra-se, ainda, que, quando o mercado faz um pedido extra - não previsto -, ocorre uma queda na qualidade do atendimento, não satisfazendo o cliente. O que, possivelmente, indica a falta de preparo das grandes empresas para o atendimento de pedidos excepcionais.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85730
Date January 2003
CreatorsFaria, Antônio Pereira de
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Chraim, Macul
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format132 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0054 seconds