Return to search

Expressão, purificação e caracterização estrutural inicial do receptor órfão nuclear NOR-1 de rato

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia / Made available in DSpace on 2012-10-21T12:22:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1
229679.pdf: 2007779 bytes, checksum: d108cecafa4dc462b805e880e79d2a01 (MD5) / O receptor órfão nuclear NOR-1 é um membro uma superfamília composta por um grupo de fatores de transcrição envolvidos na resposta a esteróides, ácidos graxos, ácidos retinóicos, e outras moléculas lipofílicas. A subfamília de NOR-1está implicada na proliferação celular, diferenciação, apoptose, condrosarcomas, processos inflamatórios e de aterogênese. O receptor NOR-1 é um órfão de ligante atuando sobre a transativação gênica. Até hoje, nenhum ligante é conhecido para este receptor. A estrutura tridimensional do domínio LBD homólogo, Nurr1, foi resolvida através de técnicas de cristalografia.
Surpreendentemente, a estrutura não apresentou a cavidade típica de interação com ligantes, nem um sítio de ligação clássico para co-fatores. Com a finalidade de estudar estruturalmente um outro membro da subfamília NR4, dois de seus domínios AF-1 e LBD foram os focos deste trabalho, realizando-se experimentos de expressão, purificação, e análises preliminares de estrutura por UV e Dicroísmo Circular (CD). O domínio LBD de NOR-1 foi purificado com alto grau de pureza, rendendo 3 mg/litro de meio de cultivo e sua estrutura foi avaliada por UV e CD apresentando um conteúdo de a-hélices de 52 % compatível a estrutura 3D do seu homólogo Nurr1. A desnaturação térmica, monitorada por UV e CD, sugere um correto enovelamento para proteína LBD recombinante.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86938
Date January 2004
CreatorsMaciel, Guilherme Razzera
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Terenzi, Hermán
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| ils., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds