Return to search

Estudo de estruturas protendidas hiperestáticas com a representação da protensão por carregamentos equivalentes

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil / Made available in DSpace on 2012-10-22T05:26:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1
249325.pdf: 1126170 bytes, checksum: 7a10c9cc501c78dc81a1a9f01cfdef9a (MD5) / Este trabalho apresenta a influência da protensão no comportamento de estrutu-ras protendidas hiperestáticas.
São apresentadas algumas alternativas para a consideração da protensão na estrutura, ressaltando as principais hipóteses, vantagens, desvantagens e limitações de cada método. O trabalho apresenta os critérios para a consideração das perdas imedia-tas e progressivas de protensão e de que forma estas perdas podem ser incluídas na análise através de cargas equivalentes distribuídas.
A obtenção dos esforços e deslocamentos é feita através de um programa de pórtico plano, no qual são implementadas rotinas para consideração do efeito da pro-tensão. A partir dessas rotinas, são desenvolvidos vários exemplos de cálculo, com os quais são obtidos os resultados dos efeitos da protensão na estrutura, que são compa-rados aos resultados encontrados por outros pesquisadores.
Com essa análise, é mostrada a influência da hiperestaticidade, da excentricida-de do cabo de protensão, da rigidez dos pilares, das perdas de protensão e da seqüên-cia construtiva nos esforços e deslocamentos da estrutura protendida.
Conclui-se que a rigidez dos pilares e a hiperestaticidade da estrutura tem rele-vante influência e não podem ser desprezadas nas etapas de análise e dimensiona-mento.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88084
Date January 2004
CreatorsKoerich, Rodrigo Broering
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Loriggio, Daniel Domingues
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatix, 199 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds