Return to search

Caracterização de união por solda de tôpo em barras CA-50 com eletrodos revestidos

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. / Made available in DSpace on 2012-10-22T14:06:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1
226933.pdf: 1888261 bytes, checksum: f608be421f5c95904bef5bf2064ead7b (MD5) / Há grande necessidade da execução de emendas por solda de topo na construção civil utilizando o processo a arco elétrico com eletrodos revestidos. Nesse contexto, apesar das usinas siderúrgicas nacionais fabricarem o vergalhão CA-50 classificado como soldável, verificou-se junto a empresas de construção uma demanda por maiores informações sobre o comportamento dessas barras de aço, principalmente nas bitolas maiores, ou seja, com diâmetros de 20, 25, 32 e 40 mm, quando soldadas em condições típicas de um canteiro de obras. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi elaborar um procedimento de soldagem para atender aos profissionais que utilizam a emenda por solda de topo de barras nervuradas do aço CA-50 na bitola de 32 mm, agregando recursos e informações técnicas que satisfaçam as necessidades dos clientes.
São apresentados resultados comparativos sobre o comportamento de barras fornecidas por 2 grandes fabricantes do país. Análises química e metalográfica, medidas de dureza e ensaios mecânicos, tanto no aço no estado como fornecido como após testes de soldabilidade, mostraram que, apesar de pequena diferença na temperabilidade, associada ao carbono equivalente, ambos os materiais mostram boa soldabilidade, dispensando o preaquecimento nas condições típicas de soldagem em campo: emprego de eletrodos revestidos de maior diâmetro e elevado aporte térmico (maior que 15 kJ/cm). Emendas de topo foram aprovadas em ensaios de tração, entretanto ensaios de dobramento acusaram que a ductilidade pode ser afetada pela elevada energia de soldagem.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88828
Date January 2006
CreatorsAlonso, Marcelo de Barros
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Buschinelli, Augusto Jose de A. (Augusto Jose de Almeida)
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxi, 56 f.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0105 seconds