Return to search

Uma infra-estrutura com segurança de funcionamento para coordenação de serviços web cooperantes

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. / Made available in DSpace on 2012-10-23T12:07:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Devido ao acentuado aumento no uso da Internet, a maioria dos sistemas distribuídos modernos têm características de sistemas abertos, onde os participantes da computação distribuída são caracterizados pela heterogeneidade, capacidade de computação variável e pela não confiabilidade. Em vista disso, existe uma grande e importante demanda por ferramentas que permitam a construção de aplicações mais complexas de forma eficiente e rápida. Além disso, a segurança de funcionamento é um fator importante relacionado com estas aplicações, principalmente se considerarmos o ambiente no qual tais aplicações irão operar.
Quando se consideram sistemas distribuídos na Internet, a tecnologia dos serviços web tem se consolidado cada vez mais como um padrão de facto. Esta tecnologia concretiza o modelo de computação orientada a serviços sobre padrões largamente utilizados na web, o que proporciona grande facilidade de uso e baixo custo de implantação.
Sendo assim, atualmente tem surgido um grande esforço na especificação de mecanismos de coordenação de serviços web para resolução de tarefas que envolvem diversas organizações. Deste modo, estas tarefas são divididas em várias subtarefas que são executadas por vários serviços web independentes de forma coordenada, i.e., respeitando-se suas dependências.
Neste sentido, este trabalho apresenta uma infra-estrutura para coordenação de serviços web segura e confiável (i.e., tolerante a intrusões), que oferece um elevado grau de desacoplamento. Esta infra-estrutura se baseia no modelo de coordenação por espaço de tuplas e provê uma série de mecanismos de segurança, os quais permitem a coordenação dos serviços web mesmo na presença de partes maliciosas. Além disso, esta mesma infra-estrutura pode ser usada como repositório seguro e confiável de dados a serem compartilhados entre serviços web cooperantes. As várias fases envolvidas na concepção desta infra-estrutura são abordas neste trabalho, onde as principais decisões tomadas ao longo do projeto deste sistema são destacadas. Além disso, este trabalho investiga os custos envolvidos no uso deste suporte e possíveis aplicações que fazem uso desta infra-estrutura para realizar suas tarefas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90535
Date January 2007
CreatorsAlchieri, Eduardo Adilio Pelinson
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Fraga, Joni da Silva
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxiv, 97 f.| il., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds