Return to search

A construção sociocultural da sexualidade e do HIV-Aids no espiritismo kardecista brasileiro

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. / Made available in DSpace on 2012-10-23T14:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1
245734.pdf: 12990866 bytes, checksum: 22520d6ec5ee82f666e9b5cd1c47f4c1 (MD5) / Esta dissertação visa estudar a construção sociocultural da sexualidade e do HIV-Aids no espiritismo kardecista brasileiro, através da literatura espírita sobre o tema, dos saberes e das experiências recolhidas em entrevistas em profundidade e das informações observadas em cursos e palestras em um centro espírita da zona leste de São Paulo e na Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Serão revisados os discursos espíritas relacionados à sexualidade, ao corpo, à saúde e à doença que delimitam e carregaram de sentido o HIV-Aids, contextualizando-se a produção de tais discursos em um processo ativo de adaptação às mudanças históricas e políticas do Brasil moderno e contemporâneo. Observar-se-á o processo saúde-doença espírita, assim como as tensões e os conflitos que, ao redor dos significados da sexualidade e do HIV-Aids, existem entre os espíritas kardecistas. As práticas terapêuticas espíritas direcionadas aos portadores do HIV também serão revisadas nesta dissertação.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90726
Date January 2007
CreatorsMarmolejo, Javier Gutiérrez
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Wiik, Flavio Braune, Langdon, Esther Jean
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0215 seconds