Return to search

Caracterização de fontes sonoras e aplicação na auralização de ambientes

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológio. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. / Made available in DSpace on 2012-10-23T16:36:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1
247309.pdf: 12844870 bytes, checksum: e1be9ff937d5970744eccde5ceda4fd0 (MD5) / O objetivo da auralização é proporcionar ao ouvinte uma impressão de como uma fonte soa dentro de um ambiente, mesmo que esse ambiente não exista fisicamente. Existem hoje disponíveis alguns métodos pelos quais é possível modelar o campo acústico associado a uma posição em relação a uma fonte sonora dentro de uma sala. Neste trabalho, os métodos geométricos de modelagem conhecidos como Fontes Virtuais, Traçado de Raios e Traçado de Pirâmides foram utilizados separadamente e seus resultados audíveis foram comparados a um som de referência. Esta referência consiste em uma gravação biaural da fonte feita dentro de uma sala existente, em igual posição considerada na simulação. As fontes sonoras estudadas foram: um aparelho de ar-condicionado, um violão e a voz humana. A sala considerada foi uma sala de reuniões.
Os métodos de Fontes Virtuais e Traçado de Raios foram aplicados nas simulações através de um programa em desenvolvimento chamado MÓDULOS, enquanto o programa comercial de simulação RAYNOISE foi utilizado para aplicar o método de Traçado de Pirâmides. A comparação dos resultados foi realizada por meio de duas diferentes abordagens: comparação subjetiva e análise espectral.
Os resultados permitiram avaliar as vantagens e desvantagens de cada método, bem como identificar as possíveis fontes de incertezas dentro da cadeia de análise que envolve gravação, modelagem computacional, processamento digital de sinais e reprodução via fones de ouvido.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90906
Date January 2008
CreatorsPortela, Marcelo Santos
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lenzi, Arcanjo
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format103 f.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds