Utilização de dados setorizados do uso do solo e da infra-estrutura urbana

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-23T17:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1
252703.pdf: 1655808 bytes, checksum: 2e978518fb6cd4b95c8cd757035c01e1 (MD5) / Este estudo tem como foco central a analise das implicações referentes à utilização de dados setorizados do uso do solo e da infra-estrutura urbana, tendo como unidade geográfica de análise a Praia dos Ingleses, na Ilha de Santa Catarina.
É de interesse, também, a identificação das informações contidas em bancos de dados desenvolvidos por empresas públicas com seus órgãos específicos (empresas de energia elétrica, telecomunicações, prefeituras, abastecimento de água e saneamento e outras) formando um sistema gerenciador integrado para que se possa realizar um planejamento territorial urbano e regional que possibilite a análise e acompanhamento do crescimento da ocupação espacial.
No desenvolvimento do trabalho foram analisados referenciais teóricos e/ou empíricos de questões referentes à Organização do Espaço Urbano e Regional, Tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Geografia, que conduzem ações voltadas para o entendimento da problemática urbana bem como compreender o interesse da sociedade em monitorar a evolução da infra-estrutura urbana.
Concluindo-se, enfatiza-se que os objetivos estabelecidos no inicio dos trabalhos de pesquisa, todos foram concretizados pelo estudo desenvolvido. E, apesar das dificuldades, pelo fato dos dados serem escassos, utilizando-se os bancos de dados existentes na CELESC e na Secretaria de Finanças do Município de Florianópolis, foi possível efetuar os cruzamentos necessários associados ao aplicativo/ferramenta que foi desenvolvido, em Vision. Assim, realizou-se um trabalho baseado em Bancos de Dados, existentes nessas empresas, sendo que estes Bancos de Dados foram escolhidos por serem os mais completos e atualizados e os que nos oportunizaram acesso.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91010
Date January 2008
CreatorsMay, Marilu Angela Campagner
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Novaes, Antonio Galvão Naclério
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Format1 v.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds