Return to search

Especificação semântica de QoS

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação / Made available in DSpace on 2012-10-23T23:47:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1
259451.pdf: 1464324 bytes, checksum: f73443a4cdf02c0e6aa0420528c89c98 (MD5) / Este trabalho apresenta a ontologia QoS-MO que permite a especificação de características e requisitos de QoS para Web Services Semânticos ou Componentes de Software e pode ser facilmente utilizada para estender a OWL-S ou outras ontologias de descrição funcional de Componentes.
As especificações de QoS modeladas a partir da ontologia QoS-MO podem ser utilizadas no projeto, desenvolvimento, publicação e descoberta de Web Services ou Componentes de Software.
Um mecanismo de busca semântica de Web Services ou Componentes de Software foi especificado, voltado para a descoberta de Componentes que atendam a um conjunto definido de restrições de QoS, utilizando a ontologia QoS-MO e a linguagem de consulta SPARQL. Um protótipo deste mecanismo foi desenvolvido, contando tanto com uma interface de programação como uma interface Web.
Os testes realizados demonstraram que o mecanismo proposto é viável e apresenta um desempenho aceitável e que a ontologia definida é capaz de expressar características de QoS complexas.
A comparação com mecanismos de descoberta de Web Services de propostas similares demonstrou que a abordagem QoS-MO é mais simples e eficiente, pois não depende de nenhum algoritmo complexo para sua execução, apenas de um mecanismo de inferência simples e da linguagem SPARQL.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91511
Date January 2008
CreatorsTondello, Gustavo Fortes
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Siqueira, Frank
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatx, 88 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds