Return to search

Arquitetura para recuperação de informação em documentos anotados usando semântica

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. / Made available in DSpace on 2012-10-24T02:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1
258986.pdf: 1429028 bytes, checksum: 411588d277041ac9a18c52f439896243 (MD5) / O presente trabalho apresenta uma arquitetura de recuperação de informação em nível semântico para documentos anotados. Tal arquitetura visa organizar os recursos de informação e permitir que usuários tenham maior precisão quanto aos resultados das consultas por documentos de seus interesses.
A abordagem se faz importante, pois os usuais meios de recuperação de informação não são capazes de restringir os resultados das consultas. Isso ocorre em virtude da grande quantidade de dados indexados e a pouca capacidade em analisá-los.
A arquitetura aqui apresentada baseia-se em ontologias para responder às consultas mais avançadas efetuadas pelos usuários. Ontologias possuem grande capacidade em representar conhecimento, provendo uma fonte muito rica para responder a requisições. Assim, aplicações desenvolvidas dentro dessa concepção têm capacidade de recuperar, além de informações explícitas, também informações implícitas aos usuários.
É apoiando-se sobre essa constatação que se desenvolve este trabalho. São apresentados os principais conceitos sobre a área, métodos de recuperação de informação e a arquitetura proposta para recuperação de informação usando ontologias.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91745
Date January 2008
CreatorsSilva, Eduardo Menna da
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format133 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds